Resenha: A garota do lago - Charlie Donlea, Faro Editorial

 Sobre o livro:




Sinopse: ALGUNS LUGARES PARECEM BELOS DEMAIS PARA SEREM TOCADOS PELO HORROR... Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada. Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. E LOGO SE ESTABELECE UMA CONEXÃO ÍNTIMA QUANDO UM VIVO CAMINHA NAS MESMAS PEGADAS DOS MORTOS... E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado...

Resenha: "A garota do lago", de Charlie Donlea, apresenta um enredo instigante diante de uma morte estranha num local pacato, e uma investigadora que vivencia seus próprios dilemas - igualmente profundos. É um livro que possui gatilhos de ataques violentos e que expõe bem esse lado emocional, diante das ações e suas consequências.


Logo no começo, o leitor conhece Becca Eckersley, em Summit Lake, no dia 17 de fevereiro de 2012. O dia fatídico em que ela sofreu um ataque misterioso, chegando a ser estrangulada, ter várias fraturas e até a ser estrupada. O fato do estrupo nem chegou a ser relatado em prontuário médico. A garota chegou a ir para o hospital, porém no dia seguinte, veio a falecer. Porém, há muito mais a respeito disso a ser descoberto..

E posteriormente, somos apresentados a Kelsey Castle, no dia 01 de março de 2012, duas semanas após a morte de Becca. Ela é uma repórter investigativa bem conhecida, e Penn - o dono da revista, decide enviá-la para escrever um artigo sobre essa garota morta. 

Chama a atenção por ser o único homicídio documentado do local. Ganhou muita repercussão e o pai de Becca é um advogado bem importante, sem contar que a família é rica. Não há pistas e nem suspeitos. Ou seja, logo de cara, já é possível perceber que há muitas coisas a serem reveladas nesse trajeto. Um caso que se torna bem mais importante do que o esperado para Kelsey.

Os capítulos são alternados entre os acontecimentos antes da morte de Becca e depois, durante as investigações de Kelsey na cidade. Passado e presente, lado a lado, diante de informações que podem - ou não - serem importantes no contexto. 


Becca e seus três amigos (Jack, Brad e Gail) são bem próximos, mas Brad se sobressai, ainda mais por estar apaixonado por ela. Então, há essa abordagem a respeito da relação dos dois. Porém, depois começamos a compreender a relação de Becca com Jack. Após descobrir que Becca e Jack estavam juntos, a relação com Brad ficou bem conturbada.

Kelsey tem algo em comum com Becca, e é exatamente isso que a faz se sentir tão próxima da garota morta. Ambas foram atacadas, porém uma sobreviveu, enquanto a outra não. Kelsey não era somente a investigadora - ela também já foi a vitima. E como esperado, essa proximidade faz o caso se tornar ainda mais intenso para ela. Talvez esse caso a faça melhor, por poder trabalhar as questões de como superar o trauma. É algo que a narrativa se encarrega de explorar também.

Confesso que achei a leitura um pouco arrastada no início, e demorei um pouco para me envolver com os personagens diante do desenvolvimento. Só depois da página 100, é que essa história começou mesmo a fluir para mim. Começou a se tornar inquietante, e os questionamentos começam a ficar ainda maiores...

Enfim, acabou se tornado uma boa leitura mesmo, com certo suspense no ar, ligações relevantes e mais situações intrigantes e algumas cenas bem inesperadas também. Confesso que fiquei pensando muito enquanto fazia a leitura e tentava fazer algumas suposições também  - teorias e mais teorias. Enfim, o desfecho me deixou aturdida, não esperava mesmo por isso...

Classificação: 4/5

Comentários