Resenha: Layla - Colleen Hoover, Galera Record

 Sobre o livro:




Sinopse: Após Layla sofrer um acidente que deixou sequelas neurológicas graves, seu namorado resolve levá-la para uma viagem romântica para a pousada onde eles se conheceram. Mas acontecimentos inexplicáveis fazem ambos suspeitarem de uma presença sobrenatural. Quando Leeds conhece Layla, ele está convencido de que passará o resto de sua vida com ela... Ela é espontânea, divertida, e a vida ao seu lado é fácil e tranquila. Até que um ataque inesperado faz com que Layla precise lutar por sua vida. Após semanas no hospital, Layla se recupera fisicamente, mas as cicatrizes mentais e emocionais alteraram significativamente a essência e personalidade da mulher por quem Leeds se apaixonou. Com o objetivo de colocar o relacionamento dos dois de volta nos trilhos e tentar fazer com que os dois voltem a ser o que eram antes da tragédia, Leeds leva Layla para a pousada onde se conheceram, na esperança de que o lugar desperte em Layla os vívidos sentimentos de antes, no início da relação dos dois. Mas, assim que chegam ao lugar, situações bizarras começam a acontecer, uma após a outra, e o comportamento de Layla sofre uma mudança ainda mais drástica. Confuso e sentindo-se cada vez mais solitário, Leeds passa a investigar o porquê dos eventos e, sem que realmente perceba, se vê, de repente, obcecado. Sentindo-se a cada dia mais distante e apático com relação a Layla, Leeds encontra consolo em Willow – outra hóspede da pousada onde estão instalados. Os dois estabelecem uma rápida e intensa conexão, e Leeds começa a perceber, atônito, que prefere a companhia da mulher à de Layla, fazendo o possível – e impossível – para encontrá-la, evitando deixar Layla tomar ciência do que acontece ao seu redor. No entanto, à medida que sua curiosidade por Willow cresce, aumentam também os riscos à segurança e bem-estar de Layla. Rapidamente, Leeds percebe que precisa fazer uma escolha, depressa. No entanto, uma decisão errada pode prejudicar a todos.

Resenha: "Layla", de Colleen Hoover, apresenta uma história expressiva e inovadora, pelo menos vindo da autora. Nesse novo romance, há a mistura do romance com o sobrenatural, deixando tudo muito mais ousado e com cenas bem inesperadas. E é nessa narrativa que iremos conhecer Leeds, Layla e Willow.

Leeds se mostra muito protetor com Layla, isso não nem o que questionar. O problema é que ele conheceu ela, se apaixonou e, dois meses depois ela estava num hospital - por causa dele. Ou seja, a relação foi intensa desde o começo. Ele se apaixonou por essa versão de Layla, não pela outra que veio a seguir... Uma Layla insegura, obcecada por dieta, limitada...


Aconteceram algumas coisas nesse meio tempo, e Leeds só queria um tempo com a namorada. Um tempo para tentar reviver o que tinham quando se conheceram. Por isso, nada melhor do que passar um período no local onde tudo começou. Será que essa viagem seria a solução?

Mas aí que a história começa a ficar mais conturbada. Diante disso, episódios inexplicáveis começam a ocorrer. Teve o incidente com o fogão, as coisas com o laptop, as mudanças de comportamento de Layla... o piano. Leeds começa a se questionar sobre sua própria sanidade. Não é para menos...

E então Leeds descobre que o nome do "fantasma" se chama Willow. Eles começam a se comunicar por meio do laptop. Descobre que em vários momentos, Layla deixa de ser ela para ser Willow. E assim, ela passa a usar o corpo de Layla para se comunicar com ele. 


Parece errado né? Ele sabia disso, mas não queria parar - se envolveu demais. Virou uma rotina: de dia, ele ficava com Layla e a noite, esperava ansioso para conversar com Willow. Ele cozinhava para ela e até assistiam filmes juntos, entre outras coisas. Uma verdadeira loucura, mas um gostava da companhia do outro!

A narrativa é feita por Leeds, e intercalada entre o tempo em que os dois passam na casa e, durante uma entrevista quando Leeds narra os acontecimentos. Vamos compreendendo tudo aos poucos, o que deixa o enredo ainda mais apreensivo e igualmente estranho.

Leeds a deixa presa, contra sua vontade - amarrada na cama - num quarto. Porque ele a está deixando dessa forma? E mais: Porque a casa está a venda? Quem é realmente Willow? Ou quem ela foi quando estava viva? Enfim... questionamentos é o que não faltam nessa narrativa.

Fascinante e ao mesmo tempo inexplicável: como Leeds disse em algum momento da história. Ele não pareceu ter medo, mas teve muita curiosidade. Queria ter respostas, afinal de contas, mesmo que custasse a relação com Layla. Como explicar essas coisas? Não deixo de afirmar, o quanto toda a história em suas características, é estranha!

Só sei de uma coisa: me arrepiei em várias situações desse enredo conflituoso. Simplesmente surtei nas últimas páginas do livro, por mais que já estivesse imaginando algo assim - mas não acertei de fato a verdade nisso tudo. Por isso, a surpresa! E mais uma vez, a obra de Colleen Hoover conseguiu me envolver por completo.

Uma verdadeira loucura - e, eu goste, de verdade!


---------------------------

Alguns quotes do livro:

"- Um fantasma com medo de outros fantasmas?
- Não é tão absurdo. Humanos têm medo de outros humanos." Pg. 144

"Pego no sono sentindo mais pena do que medo ou culpa". Pg.153

"Saber que a vida é mais do que podemos ver faz tudo ao meu redor parecer insignificante. Minha carreira parece insignificante. Meu amor por Layla parece menos importante para a linha do tempo da minha vida do que era dois dias atrás." Pg.161

"Pensar nela totalmente sozinha me dá pena. É estranho sentir pena de um fantasma. De um espírito. De seja lá o que for." Pg.169

" Não sei mais como separar meus desejos. Vim aqui para que Layla e eu pudéssemos recomeçar, mas sinto que, quanto mais tempo ficarmos, mais nossos mundos vão acabar se afastando. Estou ficando fascinado demais pelo mundo em que não estamos, e isso vai afetar nossa relação. Ainda não sei como, mas sei que o que estou fazendo é errado." Pg. 172-173.

"É no silêncio que todos os erros acontecem." Pg. 198

Classificação: 5/5

Comentários