Resenha: Perseguida pela própria sombra - Romildo Moreira, Editora Pendragon

 Sobre o livro:




Sinopse: "Até onde se pode chegar para se ver livre do inferno? Neste romance de suspense você vai conhecer Marcele, uma jovem sonhadora que carrega um segredo. Cansada de ser humilhada pelo marido, e tentando salvar a filha doente, ela encontrará coragem para colocar fim ao sofrimento. Quando tudo parece resolvido, uma viagem de férias se tornará um grande erro e quando a morte parecer certa, ela conhecerá o grande amor de sua vida. Agora, para ter uma vida normal, ela terá que lutar contra sua própria sombra."

Resenha: "Perseguido pela própria sombra", do autor nacional Romildo Moreira, apresenta uma história marcante demais, em especial por conta da superação. É uma temática muito relevante e que abrange muitas reflexões no trajeto.


Já no prefácio, o autor afirma que ao longo de seu trabalho como advogado e atuando na area de direito de família, atendeu muitos casos de mulheres com problemas de conflitos familiares. Infelizmente, nós sabemos que existem muitos casos de relações abusivas por aí, por isso é importante ressaltar a importância de compreender tais gravidades compreendidas.
A protagonista, Marcele, é cheia de devaneios, apesar de a vida não ser muito fácil para ela. Passa por muitos e muitos desafios em seu caminho, mas conseguiu se formar em pedagogia. Moradora da periferia da cidade de São Paulo e trabalhando como assistente contábil, demonstra ser uma jovem determinada e muito sonhadora.
Nas primeiras páginas, o leitor acompanha uma cena em que ela ia fazer um lanche quando, quase é assaltada. Porém um homem chamado Marcos consegue evitar tal crime. Eles trabalhavam perto e não demorou muito para que iniciassem um relacionamento. Na verdade, acho até que as coisas aconteceram rápido demais.

Ele se mostrou estranho desde o começo, mas aos olhos de Marcele, ele era perfeito para ela. Então, logo se casaram, mas não demorou muito para que notasse que em alguns momentos ele se tornava muito agressivo com ela. Com o tempo, ele se tornou outra pessoa e a relação só piorou, chegando a ter muitas agressões envolvidas.
Sobre Marcele, preciso confessar que a achei extremamente ingênua, e isso me incomodou demais. Não consegui sentir uma conexão com seu comportamento, ainda mais por não ser mais firme em suas decisões. Claro que entendo que existem muitas mulheres por aí, exatamente como ela, mas é algo que acaba deixando a gente tão incomodada né?! 

Emoções é o que não faltam, diante de uma narrativa bem ágil e compreensível. Acontecem muitas reviravoltas e o leitor tende a se questionar diante de todas as opções feitas por Marcele. Destaque para a amizade da protagonista com Veruska, alguém que a ajuda e incentiva no percurso.

De modo geral é uma leitura bem rápida, tanto que consegui finalizar em apenas uma tarde. Apesar disso, fiquei bem surpresa pelo fato de acontecerem tantas coisas em poucas páginas. Por isso, digo mesmo que a narrativa do autor é extremamente objetiva diante das cenas apresentadas. A escrita também interessante pelo fato de, como já citado acima, o autor ser advogado, por isso ele abrange muitas informações no texto.

Classificação: 3/5

Comentários