Resenha: Quatro galinhas em alto-mar - Caio Riter, ilustrações: Ana Matsusaki, Editora Biruta


 Sobre o livro:



Sinopse: Uma, duas, três, quatro galinhas irmãs

receberam convite para uma festa.
O aniversário, porém, era em alto-mar,
E galinha é bicho que não sabe nadar.

Assim, querido leitor, se você se fantasia,
Se gosta de história contada em forma de poesia,
Se gosta de bichos e de confusão, ora essa!,
Leia este livro e saiba como as galinhas foram à festa.

Terão aprendido a nadar?
Encontraram algum barco no mar?
Usaram boia ou colete salva-vidas?
Cantaram “parabéns, nesta data querida”?

E se ao aniversário as galinhas você fosse levar,
Que estratégias iria usar?

Resenha: "Quatro galinhas em alto-mar" é escrito por Caio Riter e ilustrado por Ana Matsusaki, publicado pela Editora Biruta. Já li e resenhei no blog, muitos livros pela editora e sempre fui apaixonada demais pelo trabalho e capricho nas obras. Não seria diferente com esse título, e nesse momento se torna ainda mais especial, pois agora tenho uma filha (a Julia) e compartilho com ela as histórias.

Eu amo histórias infantis (tenho várias na estante), então incentivar a leitura com minha filha é sempre um momento mágico demais para nós duas. E essa historinha fala sobre quatro galinhas que iam numa festa do Albatroz. Ele já deixou bem claro que não queria tretas no seu aniversário.

Pensa no capricho: galinhas de chapéu e saias de tafetá, botas de salto alto, lenço no pescoço, esmalte e batom vermelho nos bicos. Tinham até bolsa e celular. Sabe o que era melhor? A festa seria em alto-mar. Um luxo só! 


Só que na verdade, nem era tão bom assim não. As galinhas não queriam se molhar, e isso virou um problema para as quatro. Uma não queria se molhar, a outra não sabia nadar.. enquanto uma dizia ser muito perigoso e a outra não iria sozinha, é claro.


Precisavam de uma solução, afinal de contas, haviam se arrumado tanto para a ocasião. Então, o certo seria encontrar roupas de mergulho, um bote e colete salva-vidas. Conseguiram tudo isso, mas surgiu outro imprevisto no caminho: o mar era longe. E com isso, as galinhas ficaram ainda mais desanimadas, sem saber o que fazer.

Qualquer veículo com rodas poderia ser o ideal para transportá-las. Então, lá foram as quatro galinhas de trem, depois de tentarem, sem sucesso, uma bicicleta, o carro do cavalo, a carroça e o caminhão da cabra.


Parece que os problemas não iam parar, porque sempre surgia mais um obstáculo pela frente. Mas, elas eram determinadas, isso não há como negar. E enfim, a pergunta que não quer calar: será que chegaram ao tão esperado mar? Será que elas conseguiram chegar a festa de Albatroz? Ou será que surgiram mais problemas no caminho?


Aqui esse livro foi sucesso absoluto, ainda mais por envolver animais. Estou lendo esse livro para a Julia quase todas as noites, de tanto que ela me pede. Caio Riter tem um talento incrível diante das palavras nas histórias que cria, e de tamanha simpatia no contexto explorado. Como ele mesmo cita: "se a história tem bichos, ela fica mais legal ainda". - Super concordo com essa afirmação!


As ilustrações de Ana Matsusaki também são um arraso sem igual nesse título tão carismático. Deixa tudo mais empolgante, mesmo porque as crianças trabalham sua imaginação lendo as ilustrações, e é isso que deixa tudo ainda mais empolgante.

Classificação: 4/5

Comentários