Resenha: A revolução dos bichos - George Orwell, Tocalivros Clássicos (Narrado por Fabio Porchat, Priscila Scholz e Flávio Costa)

 Sobre o livro:




Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, A Revolução dos Bichos (título agora também traduzido como "A Fazenda dos Animais") é uma fábula sobre o poder. Escrita em 1945, satiriza o totalitarismo e a hipocrisia da tirania. Um dos textos mais premiados do século 20, o texto de Orwell foi eleito pela revista Time como um dos 100 melhores livros já publicados em língua inglesa. A história narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. A revolta é liderada pelos porcos Bola-de-Neve e Napoleão, que querem tirar os humanos do comando. Eles tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleão, seduzido pelo poder, afasta Bola-de-Neve e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos. Com um pouco mais de três horas de duração, o audiolivro A Revolução dos Bichos levou três meses para ficar pronto e envolveu cerca de dez pessoas em seu processo de confecção. A superprodução conta com o que há de mais moderno em tecnologia para audiolivros: os efeitos sonoros binaurais. O áudio é percebido pelo ouvinte como dois sons diferentes, vindos de lugares diferentes e ocupando um espaço de 360°. Apesar da superprodução, o título é totalmente gratuito, estando de acordo com a proposta da Tocalivros Social, que sempre foi a de incentivar a democratização da leitura e mostrar como o audiolivro pode gerar impacto positivo na vida de milhões de brasileiros, que têm pouco ou quase nenhum acesso aos livros. A produção, que inaugura o novo selo da plataforma, a Tocalivros Clássicos, também contou com a participação dos narradores Flávio Costa e Priscila Scholz, que fizeram as vozes dos animais. Boa leitura! 

 


Resenha: Nunca havia feito a leitura de A revolução dos bichos, apesar de já ter lido muitos e muitos comentários a respeito desta obra clássica, de suas críticas e demais relevâncias para a literatura. Por isso, fiquei ainda mais animada quando tive a oportunidade de poder "escutar" essa fábula por meio do audiolivro no TocaLivros (sob o selo TocaLivros clássicos).

A história é narrada por Fábio Porchat, e é muito bom compreender com clareza a respeito desta premissa. Priscila Scholz e Flávio Costa também participam desta narrativa, fazendo as vozes femininas e masculinas. Destaque para todos os efeitos ao longo da narração, deixando todo o contexto bem mais especial.

Em a fazenda dos animais, temos a oportunidade de refletir com profundidade sobre nossos dias atuais. É algo que chega a ser ousado nesta sátira, sendo que esta história foi escrita há tantos anos trás, por isso mesmo que a chamam de uma obra atemporal para a literatura.

Os animais só queriam ser livres da dominação, por isso agiram com tanta determinação. Claro que surgem adversidades nesse caminho, o que deixa a trama ainda mais perspicaz e igualmente dinâmica. A relação dos animais com os humanos explora bem todas as suas complexidades, por isso surgem tantas mensagens nas entrelinhas.

Essa experiência foi incrível, ainda mais por conseguir me aproximar com tamanha intensidade desse enredo tão profundo e ao mesmo tempo tão habilidoso. Sabe o que é melhor? Neste dia 23 de abril, sexta-feira (dia do lançamento oficial - e dia mundial do livro), o audiolivro estará disponível de forma GRATUITA

Classificação: 5/5

Comentários