Resenha: Rosa Negra, A ladra mais famosa de Paris - Villany Maria, Editora Autografia

 Sobre o livro:




Sinopse: Em Paris, uma união inesperada é seleta entre o detetive Dimitri e a bela e perspicaz Lúcia, uma parceria com um único objetivo : descobrir quem se esconde sob o título de Rosa Negra - a ladra mais famosa de Paris. Todos os segredos, traições e mentiras entrelaçados a uma única e resoluta interrogação que persiste até a última consequência: afinal, quem é Rosa Negra?


Resenha: "Rosa negra -  A ladra mais famosa de Paris", de Villany Maria, inicia a história apresentando o detetive Dimitri e sua parceira Lúcia, diante do desejo insano de descobrir o paradeiro da ladra mais famosa e enigmática de Paris: Rosa Negra. A recompensa para quem conseguisse capturá-la era muito alta, por isso que todos só falavam a seu respeito.


E já no primeiro capítulo, há momentos de ação, quando, ela surge no Museu de Louvre, porém os dois não conseguem a alcançar. Neste museu, ela furta nada mais, nada menos do que a tela de Mona Lisa. Haviam muitos policiais no local, porém uma única mulher foi capaz de despistar a todos os que estavam a espreita. 


Diante disso, o leitor começa a acompanhar a frustração de ambos, enquanto a ladra havia conseguido escapar novamente, e ao menos sem deixar rastros. Porém., logo surge uma pista, e novamente a esperança é reestabelecida. Confesso que não demorou muito para que a trama me surpreendesse, sendo que há uma traição nesse meio. 


Lúcia é a mente brilhante, a cúmplice de Rosa Negra. O que há por trás de tudo isso? Questionamentos começam a ser feitos com a mesma rapidez dos atos narrados. E é justamente isso que deixa a trama tão perspicaz, ousada e peculiar. Impossível não se encantar por essa obra!


Dimitri e Lúcia são personagens muito bem desenvolvidos, e é ótimo poder acompanhar a evolução deles, assim como o relacionamento - meio conturbado, se é que posso falar dessa forma. Eles querem a mesma coisa, mas as vezes acabam discordando de atitudes, então isso pode dificultar um pouco a jornada de ambos.


Os capítulos são curtos e o texto é muito habilidoso e igualmente expressivo. Sem dúvida, são um dos pontos que deixam a leitura tão rápida e compreensiva. É uma aventura empolgante demais: o tipo de enredo que te prende do início ao fim, e faz com que a história fique na sua cabeça por muito tempo mais.


Há muitas e muitas reviravoltas nesse percurso sedutor, assim como algumas verdades, várias mentiras, controvérsias e desencontros. As descrições das cenas também possuem suas particularidades e dão um ar ainda mais ousado sob os acontecimentos.


Mistério é o que não falta diante dessas páginas repletas de emoções. Numa narrativa intensa e frenética, a autora consegue deixar o leitor instigado logo nas primeiras páginas. Comecei a ler de forma despretensiosa, porém encontrei elementos maravilhosos nesse título.  

Classificação: 4/5

Comentários