Resenha: Um cara qualquer - Amber Tamblyn (Editora Primavera), Narrado por Rodrigo Dourado, Tocalivros

 Sobre o livro:




Sinopse: Neste romance de estreia eletrizante e provocativo, Tamblyn combina gêneros de poesia, prosa e elementos de suspense para dar forma às narrativas chocantes das vítimas de violência sexual, mapeando as formas destrutivas pelas quais nossa sociedade perpetua a cultura do estupro. O extraordinário é como, com o passar dos anos, essas pessoas aprendem a se curar, unindo-se e encontrando um espaço para levantar suas vozes. Dito em pontos de vista alternados, com uma assinatura para cada voz e experiência da vítima, essas páginas crepitam de emoção que vão do horror à empatia de tirar o fôlego. Por mais ousado que seja, Um cara qualquer pinta um retrato marcante da sobrevivência e é um tributo àqueles que viveram o pesadelo da agressão sexual. 

 



Resenha: "Um cara qualquer", de Amber Tamblyn, apresenta uma história envolvente demais. Confesso que me surpreendi muito diante do título ser diferente do que eu imaginei. Mas minha experiência se tornou ainda mais intensa por eu ter a oportunidade de ouvir esse enredo tão  intenso, por meio do Tocalivros.

Essa narrativa é extremamente importante por compreender as ações e consequências de um abuso na vida de uma pessoa - mais especificamente de um ponto de vista masculino. Eis o diferencial dessa obra, que consegue abranger um assunto bem real, delicado e pesado.


A personagem Maude - uma estupradora em série, já abusou sexualmente muitos homens, e são eles que irão contar suas experiências traumatizantes. Suas personalidades, a forma como lidam com seus traumas e demais características garantem um contexto muito interessante e observador. Podemos perceber bem como tentar viver após tudo que passaram, ou seja é todo um contexto de superação desenvolvido.

O melhor é poder conferir a história por meio de muito dinamismo e ao mesmo tempo sensibilidade, e eu amo esse elemento nas obras em que leio. O leitor já deve imaginar um exploração bem forte por conta da premissa. Com certeza, é uma obra repleta de desconstruções e muitas mensagens para discussão.

Com certeza, é uma narração que prende desde o começo diante de todo o suspense compreendido. O livro foi publicado pela Editora Primavera, e a narração é feita por Rodrigo Dourado, sendo que o audiolivro tem uma duração de um pouco mais de quatro horas e 49 minutos. 

Classificação: 4/5

Comentários