Resenha: Iridescência - Alexandra Vidal, Editora: Livr(a)

 Sobre o livro:




Sinopse: A pandemia da Covid-19 desencadeia uma séria crise humanitária, mas é apenas o começo. A infertilidade e o absoluto controle das máquinas também são ameaças cotidianas para as quais não existe vacina e que culminam numa guerra, entre a realidade normalizada e o que antes parecia ser “apenas” fantasia. A resistência está no iridescente: em animais fantásticos, na natureza em sua forma mais pura e na força de um amor proibido. Iridescência - Parte 1, segundo livro de ficção de Alexandra Vidal, apresenta personagens apaixonantes, enquanto reinventa cenários pós-apocalípticos. Neste mundo novo, sangue, violência e desespero são combatidos com expansão mental, amor e a beleza de todas as cores do arco-íris.

Resenha: "Iridescência" - Parte 1, da autora nacional, Alexandra Vidal, explora elementos intensos em um enredo altamente criativo e inteligente. Explora muito as relações humanas, emoções mais profundas e muitas contradições nessas páginas viciantes. 

Como sou fã do gênero de ficção cientifica, não poderia ter ficado mais empolgada com essa trama tão diferenciada. Melhor ainda porque há a exploração de outros elementos e temáticas igualmente instigantes, conectando romance, distopia e relacionados nesse mundo fantasioso.

Um dos destaques principais é por absorver a crise mundial perante a pandemia do Covid-19 e todo o confinamento compreendido nos conflitos expostos. E depois de seu fim, a população deseja aproveitar ao máximo, ainda mais após tanto tempo de restrições que resultaram no isolamento social. É, de fato, uma realidade totalmente diferente em todo esse caos - tanto nessa ficção quanto na nossa própria vida real, se formos avaliar bem.


Há a exploração - eu diria fascinante - da revolta na natureza nesse contexto, bem como máquinas revolucionárias numa era de destruição, outros fenômenos estranhos e poderes ainda mais admiráveis e ao mesmo tempo perigosos. Assim, já é de se esperar muitas - e muitas - críticas envolvidas nas entrelinhas.

O leitor tem a oportunidade de acompanhar os protagonistas, Wolf e Lara, em um caminho com muitas problemáticas sérias, pressões, questionamentos sobre escolhas e suas consequências, além de sentimentos de reconhecimento próprio. Há toda uma esperança de recomeço também.. Por fim, a filha deles - a pequena Chloe - se vê no meio de tudo isso, para desespero dos pais - e aflição do leitor. É surreal tentar explicar toda essa loucura e tortura, só lendo para compreender todos os detalhes.

A autora soube bem como explorar as sensações diante de uma narrativa leve e ao mesmo tempo muito empolgante. Comecei a ler e em poucas horas já finalizei, de tão concentrada que fiquei no decorrer dessa leitura incrível. Queria muito poder descrever mais essa obra cheia de cenas intrigantes, porém o leitor precisa desbravar esse desenvolvimento por conta própria...

Com certeza, quero poder conferir mais obras da autora e já estou curiosa sobre a parte 2 de Iridescência.

Obs: A playlist desse livro foi muito bem escolhida e vale a pena conferir também!

Classificação: 5/5

Comentários