Resenha: Sob a lua e lobos - Eduardo F. G. Corazza, Editora Saramago

 Sobre o livro:




Sinopse: Tor Witzøe é um jovem agente do FBI intimamente conectado a acontecimentos de seu passado, e observado por uma entidade desde criança. Quando é chamado para solucionar um complexo caso envolvendo a Máfia Russa, ele e seu parceiro Ivan saem dos EUA rumo à Rússia para investigar uma grande empresa chamada Völgen, liderada pelos irmãos Ludrov. Uma trama envolvendo escravidão sexual, lavagem de dinheiro e assassinatos os leva a enfrentar situações de angústia e desespero no frio extremo do inverno russo. Além disso, para poderem voltar para casa eles terão que decifrar também os enigmas de suas mentes. Sob a Lua e Lobos é a primeira parte da trilogia de Em Algum Lugar Da Floresta, do autor Eduardo F. Gimenez Corazza. A riqueza das imagens que o autor evoca nos transporta a um cenário do livro com beleza nessa obra que inaugura a serie com força de uma briga de décadas entre países opostos em um emocionante suspense policial.


Resenha: "Sob a lua e lobos", obra nacional escrita pelo autor Eduardo F. G. Corazza, apresenta uma história atrativa diante de um personagem que enfrenta seus dilemas internos, entre outras problemáticas compreendidas ao longo de suas experiências. Com capítulos curtos e uma edição impecável (publicado pela Editora Saramago), esse título garante cenas instigantes numa investigação extremamente objetiva e ao mesmo tempo sutil (apesar de conter temáticas mais fortes).


O protagonista Tor escreve em seu diário para tentar trabalhar o seu lado emocional em todas as suas crises de ansiedade e demais conflitos profundos. Sua saúde mental é bem explorada no contexto. Ele sofre de transtornos depressivos e também já chegou a ter surtos psicóticos. Atualmente, segue orientações médicas por meio de medicações e acompanhamento com terapeuta.


Vale ressaltar que a questão desse diário é um fato muito interessante ao seu respeito, mesmo porque ele cria um laço consigo mesmo, para que consiga pôr para fora o que sente de alguma maneira. Para algumas pessoas, trabalhar o psicológico dessa forma funciona de verdade - e é um dos principais destaques do enredo em questão.


Nesse suspense policial tão expressivo e repleto de mistérios, o leitor tem a oportunidade de conhecer Tor enquanto era jovem, na época em que foi escolhido para participar de uma operação muito importante. E, após, enquanto já está mais velho - aos quarenta anos - e apto a contar suas experiências mais íntimas. 

Dessa forma, o jeito como há as descrições de todos os personagens e cenas deixa tudo mais envolvente. Sem contar, que surgem vários questionamentos sobre suas ações e respectivas consequências, e também a respeito de seus principais receios.


Tor demonstra ser muito bom no que escolheu seguir, tanto que conseguiu entrar muito cedo no FBI. Ele mesmo afirma ser bom em criar perfis psicopatológicos, apesar de não ser uma pessoa que tenha muitas interações sociais. Suas expressões o entregam, apesar de que a narrativa expõe, com habilidade, todas as suas características mais marcantes. 


Por isso, os fãs de histórias envolvendo FBI e a m@fia russa irão se surpreender nesse desenvolvimento um tanto quanto intrincado. Ainda mais porque os elementos compreendidos giram em torno de temáticas fortes como tráfico de pessoas e exploração sexual, bem como situações que envolvem o processo de lavagem de dinheiro.


Esse é o primeiro título da trilogia que atende pelo nome de Em algum lugar da floresta. Acredita-se que nos próximos volumes, a narrativa irá se encarregar de expor ainda mais do passado deste protagonista diante de todo o seu desempenho e amadurecimento ao longo de sua carreira e vida profissional. Como ele mesmo comenta, ainda há muito o que ser contado de sua história - e eu não poderia estar mais ansiosa para conferir novos capítulos.

Classificação: 5/5

---

Cinco motivos para ler essa obra:

1) Obra nacional / Suspense policial repleto de mistérios instigantes
2) Temáticas fortes exploradas no contexto diante de uma escrita leve e objetiva
3) Exploração da saúde mental do protagonista diante de suas experiências / desenvolvimento / amadurecimento
4) História investigativa envolvendo FBI e m@fia russa
5) Ambientação repleta de características relevantes neste contexto

Comentários