Resenha: Sonhe, acredite e faça - Edmar Castelo - Leandro Castelo e Leonardo Castelo, Editora Gente

 Sobre o livro:




Sinopse: Você só terá o impossível quando fizer o impensável. Seu Edmar e seus filhos, Leonardo e Leandro Castelo, começaram vendendo produtos de limpeza em uma Kombi velha, mas, poucos anos depois, se tornaram donos de uma das maiores empresas varejistas de produtos de limpeza e de uma das principais holdings de franquias do Brasil. E isso só foi possível porque eles nunca desistiram de seu sonho. Neste livro, esses três admiráveis homens nos ensinam que, por mais difícil que pareça a jornada do empreendedorismo, todos podemos desbravar esse caminho. O segredo está em sonhar grande, acreditar naquilo que quer e, acima de tudo, fazer acontecer. Além de mostrar como conseguiram fazer a empresa e a vida darem um salto em direção ao sucesso, os autores trazem lições de 14 mentores ligados ao ecossistema do empreendedorismo: 1. Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech. 2. Rodrigo Lopes, criador da Sounet. 3. Samy Dana, Ph.D em finanças e professor da FGV. 4. Thiago Concer, fundador do movimento Orgulho de Ser Vendedor. 5. Iuri Miranda, CEO do Burger King. 6. João Kepler, escritor e investidor-anjo. 7. Ladmir Carvalho, presidente da Alterdata. 8. Paulo Vieira, coach e presidente da Febracis. 9. Adir Ribeiro, CEO e Fundador da Praxis Business. 10. Dorival Oliveira, vice-presidente de franquias do McDonald’s. 11. Camilla Junqueira, diretora-geral da Endeavor Brasil. 12. Joel Jota, ex-atleta da seleção brasileira de natação. 13. Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva. 14. Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza. Aqui você também aprenderá a importância de passos como: • Não parar de estudar nunca e absorver o conhecimento de mentores transformadores; • Estruturar uma metodologia de vendas que permita um crescimento exponencial; • Treinar e motivar sua equipe para alcançar resultados de alta performance; • Identificar os modelos ideais de expansão do seu negócio; • Aproveitar as boas ideias e operar com insights poderosos.

Resenha: "Sonhe, acredite e faça - Conheça a trajetória dos empresários visionários que começaram vendendo produtos de limpeza em uma kombi velha e criaram um negócio bilionário com mais de duas mil franquias" apresenta a história inspiradora de empresários visionários que começaram suas vendas de forma humilde e acabaram criando negócios milionários e ainda com franquias. Nesse caminho, o leitor compreende bem as perspectivas incríveis de como um sonho pode dar certo.


Ao longo dessas páginas, o leitor tem uma boa compreensão das batalhas e de toda a dedicação de Edmar Castelo, bem como seus dois filhos, Leandro e Leonardo. Eles mostram o quanto é necessário ter confiança em nós mesmos, de acreditar nos objetivos traçados, pela competência e por ter a certeza de que  tudo pode ser possível.


De fato, essa família demonstra ter muita coragem ao largar tudo e começar um negócio do zero. Claro que é necessário ter uma noção de empreendedorismo e saber compreender as reais necessidades do segmento de atividade escolhido. Ter uma equipe por perto também é algo extremamente significativo.


Sobre isso, vale destacar que há toda uma exploração de como uma equipe pode, e deve, ficar motivada. É algo que exige muito de um líder e sempre precisa de aperfeiçoamentos. Assim, o texto expõe o quanto a confiança é um ponto essencial a ser trabalhado, bem como ter estratégias para perceber os erros ou o que pode ser melhorado.


Essa obra é mais do que um relato de motivação inspiradora, sem contar que o leitor tem a oportunidade de ler lições de quatorze mentores no ramo de negócios. Assim, há toda uma compreensão sobre elaborar um plano, estudar o setor em que pretende atuar e ter muita disciplina também. Também explora o quanto é importante saber reconhecer um problema e lidar com ele para enfim descobrir as possíveis soluções. 


"Cada faze do negócio demanda uma visão diferente do empreendedor. Reinventar-se o tempo todo faz parte das regras do jogo" Pg.109

Toda ação gera uma consequência, por isso sempre é bom pensar que o para o produto fazer sucesso, independente de qual seja, é necessário haver uma boa qualidade, coerência e estruturação adequada, entre outros fatores relevantes.


Enfim, esse título é uma obra preciosa de contextos significativos para o sucesso de um líder de vendas. Aponta casos que fazem a diferença e trabalha aspectos para que seja possível rever quais são os pontos positivos e quais são os pontos negativos do seu negócio. E claro que é ótimo acompanhar os resultados no processo e essa família demonstra bem sobre como tudo pode ser possível.

Algumas frases inspiradoras:

"Você não tem que ser bom. Tem que ser o melhor naquilo que você se propõe a fazer". Pg.27

"O perigo não é pensar grande e não conseguir, mas pensar pequeno e conseguir. Portanto, é imprescindível buscar aquilo que se quer, verdadeiramente, mesmo que o caminho seja longo e difícil." Pg.28

"Ao longo desses anos, a história me mostrou que é preciso persistir nos sonhos em que acreditamos. Portanto, continue tentando. Se estiver atravessando o inferno, não pare. Costumamos dizer que, se o sucesso não chegou na velocidade desejada, é porque ele ainda não foi tratado com a velocidade que merece." Pg.31

"Quando a mente se amplia, as nuvens se dissipam e os pensamentos fluem." Pg.66

"É importante salientar que, para absorver ao máximo os ensinamentos de uma mentoria, é preciso saber fazer as perguntas certas. Só assim é possível aproveitar de forma prática as orientações." Pg.101

"Cada fase do negócio demanda uma visão diferente do empreendedor. Reiventar-se o tempo todo faz parte das regras do jogo". Pg.109

Classificação: 4/5

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