Resenha: Sonhe comigo - Maria Lucia Moyses Ruiz, Grupo Editorial Scortecci

 Sobre o livro:




Sinopse: Duas amigas. O mesmo amor. Duas traições. Apesar de serem completamente diferentes, Raquel e Andressa se tornaram ótimas amigas. No entanto, quando conheceu Júlio, o namorado de Andressa, Raquel foi tomada por sentimentos proibidos que culminaram no fim da amizade. Quis o acaso que as amigas se reencontrassem e Andressa parecia ter perdoado totalmente a traição de Raquel. Mas a jovem logo descobriu que a vingança é um prato que se come frio. O oitavo livro da Coleção Dezequilibrios aborda um transtorno pouco conhecido e até mesmo inacreditável. No entanto, ele é assustadoramente real.


Resenha: "Sonhe comigo", da autora nacional, Maria Lucia Moyses Ruiz, faz parte da coleção Dezequilíbrios, publicado pelo Grupo Editorial Scortecci. Essa história repleta de dramas, expoe a respeito de um distúrbio psiquiátrico, onde é possível conhecer a personagem Dra. Renata. Dentro de um hospital público, é possível compreender mais diante do cotidiano e os relatos de pacientes.


A leitura é rápida, porém é extremamente marcante, já que expõe um relato forte diante de personagens que se destacam por suas ações e pelas consequências geradas. Há muito pelo que se refletir ao longo dessas páginas. São duas mulheres envolvidas e um homem. Duas separações e muitos conflitos nesse meio, numa história de amor que acabou sendo rompida..

A Dra Renata era a chefe do departamento de psiquiatria de um hospital público. E o leitor tem a oportunidade de vislumbrar um pouco de sua rotina, de sua atenção com os pacientes e certas emoções relacionadas sob sua profissão. Ela parece ter uma família feliz e se sente realizada, apesar de estar cansada. Isso porque sua profissão exige muito dela, de como os casos podem afetar uma pessoa.


Nessas páginas, Andressa e Raquel são amigas. Porém, o namorado de uma delas - Júlio, entra em cena para abalar essa amizade. E a respeito disso, surgem muitos questionamentos sobre as atitudes que refletem nos relacionamentos, em especial por conta de traições envolvidas. E a forma como a autora explora tais sentimentos acaba se tornando bem pessoal e intensa.


O distúrbio tratado em questão me deixou bem surpresa na verdade. Confesso que não esperava algo relacionado, mas a forma como foi explicado, deixou tudo ainda mais compreensível. Isso porque mas últimas páginas, temos acesso ao relatório psiquiátrico e de como tal distúrbio é caracterizado. Eu até iria comentar qual é o nome do distúrbio, mas acho que é ótimo descobrir por conta própria nessa leitura.


A coleção Dezequilíbrios é composta por dez livros, e as leituras podem ser feitas de forma independentes entre si. São eles: Por todo o infinito, Só por cima do meu cadáver, Uma dose fatal, A mulher do vestido azul, Não me toque, Um copo de veneno, A outra, Sonhe comigo, Alucinadamente e Réu confesso.

Classificação: 4/5

Comentários