Adaptação [Netflix] x livro: A mulher na janela - A. J Finn, Editora Arqueiro

Essa semana finalizei a leitura de A mulher na janela, e logo na sequência fui conferir a adaptação, com o mesmo nome, disponível na Netlfix.

No filme, Amy Adams é a protagonista desse suspense. E só por isso já posso dizer que fiquei encantada, especialmente por adorar a atuação dessa atriz.

Ao longo da trama, pode-se perceber algumas sutis diferenças, sendo que no livro é mais fácil perceber os devaneios e confusões da protagonista e por acompanhar todos os seus receios. Acho interessante que no livro, tenha a abordagem mais forte de Anna com sua família, já que eles sempre estão presentes na narrativa. E o suspense é bem maior nas páginas, isso é fato.

No filme, pode também haver algum tipo de diálogo com a família de Anna, porém não tão intensa quanto na obra. Esse aspecto parece deixar o leitor mais íntimo dos acontecimentos. Então, diante de minhas impressões, no longa, esse tipo de conexão pode não ter sido tão determinante.

Por mais que a premissa seja igual, nota-se também outros fatores que diferenciam livro e filme: como analise de personalidades, comportamentos, falta de certos personagens importantes e até o desfecho muda.

Achei muito mais corriqueiro e que poderia ter sido tão mais explorado, mesmo porque a gente precisa compreender tudo com calma, como acontece mais no livro. 

As atuações até foram bem compreendidas ao longo das cenas. De qualquer forma, foi sim um bom filme, apesar das leves mudanças relacionadas ao livro. 

Comentários