Repostando a minha resenha de Teto para dois - Beth O'Leary - Editora Intrínseca


Repostando por aqui essa resenha que fiz no ano passado porque deu saudades desse livro maravilhoso e que eu sempre, sempre vou recomendar por aqui ♥ 

Acabei fazendo a releitura dele e amei ainda mais!!! 

Essa minha resenha foi postada originalmente no dia 22/05/2020 aqui no blog: 
Nesse link AQUI

Não mudei nada das minhas impressões porque as opiniões e sentimentos continuam o mesmo - amo muito esses personagens e toda a história que os envolvem!


Sobre o livro:


Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela. Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?



Resenha: Tiffany Moore, ou apenas Tiff, parece estar bem satisfeita com sua decisão de compartilhar um apartamento (no caso, uma cama compartilhada), não tão bom assim – mas aceitável , no orçamento principalmente – com outra pessoa que nem conhece.  É o melhor caminho e tudo que precisa no momento para uma solução rápida.

Isso soa bem estranho e realmente é mesmo aos olhos do leitor. Mas, é incrivelmente curioso também, em especial para saber como tudo será desenvolvido nas cenas seguintes. Por isso que eu fiquei tão motivada (e entusiasmada) com esse título. Uma coisa é certa: a ansiedade pelo encontro desses dois é enorme. ENORME mesmo, do tipo para deixar a gente bem nervosa.

Mas olha, o encontro deles é melhor do que eu imaginava. Realmente não esperava por isso, e foi tão incrível!! Me deixou muito mais surpresa e empolgada com a leitura também. Não parei mais de ler depois disso.

L. Twomey, que colocou o anúncio da cama/quarto compartilhado, é um(a) profissional de cuidados paliativos, de 27 anos, trabalha a noite numa casa de repouso e fica fora aos finais de semana.  No começo, não sabe-se ao certo se é um homem ou uma mulher. Ela é editora assistente – que adora trabalhar com livros e artesanatos - e só trabalha na parte do dia, e isso é mais do que Tiff precisa mesmo.

Mas calma, não demora muito para saber que L. Twomey, é na verdade Leon. A narrativa é alternada entre Tiff e ele, o que torna tudo ainda mais envolvente e intimo também. O enfermeiro parece ser um ótimo personagem, assim com Tiff. No caso, também é muito interessante conhecer todos os personagens secundários.

Os meses se passam, e os detalhes pelas características de ambos, os vários bilhetes trocados, assim como os favores e como se imaginam torna tudo mais empolgante também. Entre desencontros e encontros esperados, surge uma boa sincronia – inegável. Eles começam a entender melhor um ao outro, suas manias e coisas relacionadas, mesmo sem nunca terem se visto pessoalmente. O apartamento se torna aconchegante para ambos, apesar de tudo. Não é uma loucura?! Eles se entendem pelos bilhetes (que podem ser encontrados por todo o apartamento), e é isso que importa, de qualquer jeito.

Como diz o Sr. Prior – um dos pacientes (carismáticos) de Leon: “ A arte de escrever cartas. Uma carta é uma coisa... profundamente intima, não é?” Eu ainda acrescentaria que podem ser bem reveladoras. Mas são apenas post-its, desinteressantes, sem muita importância. Será mesmo?! Apenas... fascinante em todo o contexto!

Sobre personagens secundários: Mo e Gerty são ótimos e acrescentam muito nos episódios relacionados. Até as raposas são divertidamenre legais. Isso porque os dois – Leon e Tiffy – tornam isso mais cativante. Raposas? É isso mesmo! LEIA para saber tudinho ;) Sobre ex-namorados: só servem para que o leitor queira uma aproximação ainda mais rápida entre os protagonistas;, e apenas isso mesmo.

E confesso que tenho até vontade de falar sobre o irmão de Leon – Richie. Mas acho que estaria escrevendo demais por aqui. E acho válido que o leitor conheça por si só sobre cada um dos personagens, suas características, histórias e situações.

Enfim.. é um livro muito bom e com uma narrativa bem leve e descontraída. Leitura rápida do jeito que eu mais me envolvo e gosto de acompanhar. Li em pouco mais de dois dias e senti falta dele depois.

Na verdade, fazia tempo que isso não acontecia comigo. Então, é fato que a obra é bem marcante. Meu desejo é que todos leiam esse livro e se apaixonem como eu... Entrou, definitivamente, para a lista de favoritos.

POR FAVOR, CONHEÇAM ESSA HISTÓRIA E SE APAIXONEM TAMBÉM!

Classificação: 5/5

Comentários