Resenha: Chicote - Nuno Rebelo, Editora Letramento

 Sobre o livro:




Sinopse: “CHICOTE é um livro instigante e provocador. Por seu conteúdo, pode ser classificado como suspense policial. Contudo, sua abordagem vai muito além de quaisquer rótulos. Trás uma linguagem inovadora, travando debates de cunho social e político, abordando a natureza humana, as relações sociais, as angústias pessoais, a violência urbana e doméstica. Sua narrativa de fácil leitura e absorção convida o leitor a se surpreender a cada novo capítulo. O leitor terá cenas de ação, de ódio, de paixão, de crítica social, de erotismo, de tragédias pessoais, de fanatismos religioso, de reflexão e, especialmente, de suspense. CHICOTE é um livro impactante. Tem a força dos grandes romances de ficção, a pompa dos clássicos, a sutiliza das obras humanísticas, a robustez dos épicos sociais, a delicadeza dos contos sensuais e o impacto dos suspenses policiais. CHICOTE é um livro surpreendente. Leia e sinta-se desafiado às reflexões que ele propõe.”

Resenha: Chicote, do autor nacional Nuno Rebelo, apresenta um suspense policial de, literalmente, tirar o fôlego. Esse título é o primeiro da saga Chicote e é claro que já estou animada para conferir outros títulos desenvolvidos nessa ambientação tão complexa e envolvente.

Logo no começo, o leitor conhece o advogado Felipe e sua esposa Paula, e a relação dos dois parece ter chegado ao fim, apesar de ainda continuarem casados. Seria mais uma relação por conveniência mesmo. Certo dia, ele se depara com uma moça muito bonita, chamada Tatiana, e a atração se tornou bem forte. Parece que o destino se encarregou de fazer com que se encontrassem novamente. Assim, não demorou muito para que marcassem um encontro. Eles tiveram uma noite bem quente e sensual, e logo ele foi embora.


Na sequência, conhecemos o detetive Marcelo Romano e também o detetive Marco Grego. Isso porque Tatiana é encontrada morta, e já é de se imaginar que Felipe acabaria se tornando o principal suspeito deste caso. Porém, isso é apenas o começo de uma trama extremamente intricada.

Há outros assassinatos que seguem nesse sentido, acrescentando o fato de haver o fanatismo religioso, e o mistério de o cartão de visitas de Felipe estar em todas as cenas de crime. Tais elementos também se interligam com questões de política, expondo ainda mais as críticas ao longo dessas páginas.


Aos fãs de histórias investigativas e cheias de surpresas e segredos, essa é com certeza uma ótima pedida. O leitor precisa se atentar a cada detalhe e especialmente aos comportamentos de todos os personagens envolvidos. E é claro que a própria narrativa se encarrega de deixar um tom mais aflitivo e ao mesmo tempo instigante e também reflexivo demais nas cenas expostas.

É muito bom que esse título tenha todo um desfecho compreensível, por mais que faça parte de uma série - mas ainda assim nota-se que haja mais questionamentos por trás de tudo. Vale ressaltar que: preciso mesmo ler mais obras do autor diante de todo esse desdobramento compreendido. Quero muito ler agora, "O mergulhador", com as novas investigações dos policiais.

Classificação: 5/5

Comentários