Resenha: Crônicas de Valaenor: A sombra da cidade alta - M.S.Siqueira, Editora Pendragon

 Sobre o livro:




Sinopse: Na cidade de Brava Solaris, em meio à sétima era do mundo, Noc, uma elfa da Lua, renegada pelo seu povo, encontrou uma nova família e estabeleceu seu clã. Mas quando sua mais nova protegida se vê em perigo, ela parte em busca de uma solução considerada impossível. Sua jornada se entrelaça com a situação do palácio, onde o trono está vazio. O rei trava uma batalha pela própria vida contra uma doença que já levou seu pai enquanto a família real permanece absorta em seus jogos de poder e sucessão, alheia às necessidades do povo e aos problemas que cercam o reino. Mas nada disso se compara com o perigo que os espreita. Uma ameaça deseja retornar na forma de uma ordem de cavaleiros extremistas que, cegos pelas suas crenças, pretendem retomar o poder que tiveram no passado, ameaçando pôr um fim à era da luz. Poderá Noc proteger sua família enquanto impede que o mal mude realidade da sétima era do mundo?


Resenha: "Crônicas de Valaenor: A sombra da cidade alta" do autor nacional Matheus Eduardo dos Santos Siqueira, me conquistou inicialmente pela capa incrível e por uma edição impecável pela Editora Pendragon. Como fã do gênero de fantasia, me surpreendi bastante diante de uma escrita habilidosa, expressiva e repleta de elementos instigantes ao longo das cenas descritas.


A protagonista Noc é uma elfa que passa por muitas coisas arriscadas em sua jornada conturbada, complexa e cheia de perigos nas missões compreendidas. Mas é justamente em sua coragem que o leitor compreende bem os seus objetivos, bem como todas as tantas emoções que as cercam.


Impossível não se encantar com todo o poder de uma figura que está indo a favor de seus ideais. Noc, apesar de sofrer com perdas e dilemas, entre outros fatos, se supera com um comportamento digno de liderança. É um aspecto importante a ser mencionado, visto que o autor impressiona por essas características.


Vale destacar que as descrições, seja de personagens, da ambientação de modo geral e de toda a ação, são muito bem compreendidas nessa fábula medieval. É justamente por isso que a leitura se torna tão empolgante e igualmente objetiva. É uma trama bem enérgica, já que a narrativa já inicia em um momento de tensão sobre a arqueira tentando roubar algo importante.


De um modo geral, é um universo rico em elementos incríveis e com alguns ensinamentos no contexto. Há muita aventura nessas páginas diante de uma história desafiadora e com muito potencial para ainda ser explorado. 


Diante disso, já é de se esperar que tal desenvolvimento deixe um gostinho de "quero mais". Talvez seja intencional mesmo, sendo que é o primeiro livro de uma série, então estarei aguardando novos capítulos desse enredo tão inspirador. É uma leitura extremamente rápida, de poucas horas, por isso o desejo forte de querer continuar na narração...


Quotes:

"Noc sabia que a realidade era assim e que meninas com doenças não são curadas e vivem uma vida feliz com uma nova família. Mas Helm merecia mais do que apenas a realidade, ela era boa demais para este mundo, merecia mais do que o mundo estava disposto a lhe oferecer. Nóc iria se certificar que ela teria mais. E faria tudo ao seu alcance para dar a ela um na qual valesse a pena viver. Um mundo melhor." Pg.58


"Essa força tem que partir de dentro de você, Helm. Mas você já enfrentou outras tempestades no passado e não teve medo." Pg.165

Classificação: 4/5

Comentários