Resenha: Eva. Vanguarda - Ane Costa, Edlitora Livr(a)

 Sobre o livro:




Sinopse: Eva é uma brasileira recém-chegada à Inglaterra para cursar a universidade. Uma garota comum - sem uma inteligência anormal ou beleza de miss. Eva foi uma adolescente revoltada com as mazelas do mundo e, agora na mocidade, deseja fazer algo para mudá-lo. Aos 21, ela acredita já ter vivido todas as dores de uma vida inteira e tem apenas um sonho: tornar-se uma jornalista que pudesse fazer a diferença no mundo. Ao chegar, porém, já se depara com diversas complicações. Eram professores que julgavam sua conduta em sala de aula como inadequada; colegas de faculdade que não se aproximavam; a  colega de apartamento que não conversa com ela; até um rapaz que manda prendê-la injustamente. Mas a verdade é que seu verdadeiro inimigo é ela mesma - com seu orgulho tolo e sua completa recusa em se sentir vulnerável. Seu sentimento de repulsa era tão grande que ela não se sentia capaz de amar, somente porque isso significava um abandono do seu autocontrole. Além disso, terá de aprender a lidar com a presença cada vez mais marcante do pai (que abandonara sua família quando ela tinha apenas 14 anos). E esse era só o seu primeiro ano naquela cidade que parecia querer sufocá-la. Um ambiente tão hostil que ela terá de decidir se vale a pena agir contra seus princípios para conseguir o que quer...


Resenha: "Eva. Vanguarda", da autora nacional Ane Costa, apresenta uma trama incrível sobre como uma garota precisa lidar com suas próprias emoções e experiências durante seus dias. E com certeza, posso afirmar que essa leitura acabou sendo uma grande surpresa por conta de todos os elementos explorados ao longo desse enredo.

Se tem um ponto que vale a pena destacar inicialmente, é a escrita da autora que deixa o leitor envolvido desde as primeiras páginas. É um desenvolvimento completo que expõe com clareza tudo que compreende os personagens nas cenas expostas e em toda a convivência citada.

É uma loucura imaginar o quanto a vida da protagonista pode se tornar complicada, ainda mais se nada e praticamente ninguém está ao seu favor. Isso inclui os próprios professores da universidade e toda a hostilidade envolvida, além dos colegas também. 


Diante disso, xenofobia e racismo acabam entrando neste contexto repleto de expressões, dramas e muito posicionamento em certas atitudes da protagonista. E como já esperado, surgem muitos outros conflitos também, justamente pelo ciclo de ações e suas consequências. Assim, é bem interessante ir acompanhando todas as repercussões dos atos realizados por todos os personagens.

E por falar em personagens, todos acabam se destacando diante de características muito bem evidenciadas. Destaques para Angelina, a colega de apartamento de Eva, até Lucas e Tabhita, dentre outros colegas de faculdade que dão um ar todo diferenciado a essa história.

Enfim, é uma obra que abrange muita coisa mesmo - até segredos e mais confusões e romance também. Mas é importante citar o quanto Eva é destemida e que tenha opiniões bem fortes. 

Na verdade, ela vivencia muitas coisas, então é mais do que compreensível perceber o quanto precisar se impor sob seus ideais. Acima de tudo, é só uma jovem com muitas incertezas e receios sobre tudo que acontece ao seu redor.

Vale ressaltar que a playlist desse título está incrível! 

Eu li esse livro em ebook, mas como eu o queria em minha estante, é daqueles livros que a gente sempre quer ter por perto, de verdade! 

Classificação: 5/5

Comentários