Resenha: A mulher mais amada do mundo - Vanessa Passos, Editora Luazul

 Sobre o livro:




Sinopse: Um livro dedicado às mulheres, sobre mulheres, escrito por uma mulher: aqui as camadas se adensam, e é preciso que seja assim, para dar conta desse mundo tão complexo. São muitas as personagens de Vanessa Passos, e cada uma delas deixa luzir inúmeras facetas. Num primor de condensação, a autora consegue, em contos curtos, agarrar o impacto de uma vida pelo que ela tem de mais dramático: a dor ou a esperança.


Resenha: Em "A mulher mais amada do mundo" da autora nacional Vanessa Passos, o leitor é contemplado com contos muito especiais diante de toda a sua relevância nos contextos compreendidos. Tais textos conseguem apresentar muitas e muitas identificações, o que torna tudo ainda mais interessante.


As histórias são bem profundas e carregadas por muitas emoções um tanto angustiantes. Inicialmente, já é preciso ter em mente que terá a exposição de certos "gatilhos" ao longo dessas páginas. E dessa forma, o que chama mais a atenção é, claramente, o fato de a narrativa ser tão realista - infelizmente ou não, depende de como se enxerga.


Ao longo dessas narrações, ansiedade, anseios, solidão, maternidade, relacionamentos e tantos outros retratos e experiências sensíveis de personagens fortes se fazem presentes. Apesar de os textos serem curtos diante de uma leitura extremamente rápida, as entrelinhas expõem longas reflexões repletas de significados.


São os tipos de textos em que o leitor tende a finalizar cada um deles, parar e pensar um pouco sobre todos os sentimentos e mensagens desenvolvidas, seja por meio de escolhas, consequências e tantas outras coisas afins. Destaque para o final dessas páginas, onde há ilustrações de todas as mulheres que compõem estes treze contos.


É um livro delicado, sobre compreensões, medos, pensamentos controversos, momentos sombrios, lembranças, sensações e alguns transtornos diante de uma abordagem séria e por vezes triste. Mas também há questões sobre se permitir e sobre viver os pequenos detalhes do dia-a-dia com intensidade.


Eu ainda poderia comentar muito mais a respeito , mas vale a pena conferir por si próprio e ter suas próprias reações. Porque é justamente isso que esse título é: um livro de reações. A escrita da autora não poderia ser mais especial e me sinto honrada demais em poder ter tido a oportunidade de conhecer essa obra. Uma obra que eu diria que é necessária demais!


"No sonho, ela continua trabalhando. Correndo. O mesmo pesadelo todo dia.
Ela acorda dentro do sonho". Pg.16

"Uma boa autoestima é coisa rara entre nós, mulheres" Pg. 26

Classificação: 5/5

Comentários