Resenha: Anne de Green Gable - Lucy Maud Montgomery, Editora Penkal (Livraria Família Cristã)

 Sobre o livro:




Sinopse: “— Matthew Cuthbert, quem é essa? — Ela falou. — Onde está o garoto?” Marilla e Matthew Cuthbert são um casal de irmãos que vive na fazenda de Green Gables, na fictícia cidade de Avonlea. Os dois, necessitados de alguém para ajudar nos afazeres domésticos, decidem adotar um menino. Feito o contato com o orfanato, Matthew parte para encontrar o garoto, mas grande é a surpresa dele quando se depara com uma menina de longos cabelos ruivos e olhos verdes, trajada com um vestido maltrapilho. Era a jovem Anne Shirley. Com pena da jovem, Matthew a leva, e a reação acima... bem, foi como Marilla encarou a presença de Anne pela primeira vez. Com o passar dos capítulos, a convivência com a jovem vai se tornando cada vez mais divertida e alegre, até o ponto em que ela se torna parte da família de vez. Esta obra, para além de seu aparente caráter infantojuvenil, traz profundas e belas reflexões sobre a vida.

Resenha: Acho difícil quem começa a assistir Anne with an E (Netflix) e não se apaixona pela personagem de Anne diante de todas as suas características tão marcantes. Justamente por isso que fiquei tão animada pela leitura dos livros. Meu kit dos seis primeiros livros da série são da Editora Penkal e vendidos pela Livraria Família Cristã. Sâo de capa dura, possuem fitilho e mais detalhes encantadores ao longo de cada obra.

A pequena órfã, Anne Shirley, é uma personagem que envolve o leitor diante de todas as suas singulariedades, curiosidades e pensamentos, inclusive com todos os seus dramas diários e uma imaginação tão fértil. 

E no livro em especial, sua personalidade acolhedora e romântica, se destaca ainda mais, e eu poderia escrever um texto enorme somente sobre tudo que a descreve bem. Especialmente sobre o quanto é inteligente, ambiciosa, sensata, tagarela, doce, alegre.. enfim, já fica bem claro o quanto ela conquista todos ao seu redor né?


Pois bem.. ela conquistou mesmo os irmãos Matthew e Marilla Cuthbert. Eles queriam adotar um menino para lhes ajudar, porém eis que surge a Anne no lugar. Impossível não sorrir ao perceber as mudanças sobre cada um desses personagens e do quanto Anne fez bem estando perto deles. 

Então, dos onze aos dezesseis anos de Anne podemos ter uma boa noção das mudanças, oportunidades e demais explorações e aprendizados em sua vida. Surgem algumas adversidades neste caminho, assim como muitas dúvidas e infinitos anseios também sobre seu futuro. Assim, a ambientação diante de toda a narrativa e diálogos, é outro ponto forte desse enredo delicioso. 

É o tipo de leitura leve, mas que ao mesmo tempo mexe muito com o leitor e com o tipo de identificação que se pode ter em alguns momentos. Há muitas e muitas emoções compreendidas, como já era mesmo de se esperar. Acima de tudo, é uma história inspiradora sobre amadurecimento e de como podemos enxergar a vida de diferentes formas e sentimentos.

Classificação: 5/5

Comentários