Resenha: Ideia fixa, Alexandre Apolca - Editora Nova Paris

 Sobre o livro:




Sinopse: Jorge Alfredo, um viciado em vinhos baratos e em anfepramona, é um bem-sucedido ghost-writer que sonha em fazer o mesmo sucesso como escritor, apesar dos fracassos acumulados. Ainda criança, viu a mãe trocar a família por um amante e, anos mais tarde, encontrou o pai morto dentro de casa. A partir de então, aprendeu a se virar sozinho e a se dedicar exclusivamente ao seu sonho, ou melhor, à sua obsessão: ser lembrado eternamente. Caso não consiga ser reconhecido como um dos maiores escritores de todos os tempos, ele tem outros planos, que vão desde sequestrar um avião e derrubá-lo em Brasília até mandar para os ares uma embaixada norte-americana. Mas o solitário Jorge é otimista e acredita que não precisará recorrer aos planos alternativos. Exatamente por isso, vive cercado de livros, encapsulado em si mesmo e tendo Hitler, seu gato de estimação, como sua principal companhia. No entanto, sua vida vira de pernas para o ar quando ele se depara com Polly, uma garota religiosa e extremamente séria que sonha em ser cientista. Jorge fica tão obcecado que decide não medir esforços para conquistá-la. Então ele começa a pôr em prática os planos mais doentios que um ser humano é capaz de conceber. Porém nem sempre as coisas acontecem como planejamos, nem sempre... Esta ficção transgressiva, que disseca a mente perturbada de um homem que está prestes a explodir, é recheada de perseguições, reviravoltas e excentricidade. Uma pitada de ironia, duas colheres de acidez e meia xícara de humor cáustico - essa é a receita que faz de Ideia Fixa uma obra provocativa, vertiginosa, original e, acima de tudo, uma obra inesquecível...

Resenha: "Ideia fixa" do autor nacional Alexandre Apolca, apresenta ao leitor, uma obra instigante demais diante de todos os elementos compreendidos em um enredo diferenciado. Essa é a minha terceira experiência de leitura vindo do autor, sendo que também já li e resenhei Legna e Rockfeller, há alguns anos atrás.

É interessante demais poder entender as maiores motivações do protagonista. É possível perceber que o impetuoso Jorge Alfredo tem ambições grandes e tende a seguir firme em seus objetivos - custe o que custar. E é por isso que suas ações acabam se tornando tão compulsivas.


A narrativa envolve o leitor desde o começo, especialmente por conta de tudo que a premissa sugere. Ele é um ghost-writer, ou seja escreve livros para que sejam lançados pelo nome de outra pessoa. O problema é que ele quer ter o seu próprio reconhecimento, por mais que não consiga isso em seus trabalhos autorais. 

Claro que o relacionamento também entra em cena, expondo um novo tipo de obsessão mais profunda ainda. Só deseja ter o "poder" de conquistar Polly - se é que pode-se definir de tal forma. E é diante disso, que iremos perceber seus comportamentos diante de sua conduta insana e demais pensamentos que parecem ser incontroláveis. Ou seja, é loucura atrás de loucura, só lendo para compreender bem ao que me refiro.

A leitura é bem rápida, não somente pela quantidade de páginas, que não passa de duzentas. Mas sim, pela questão de querer compreender bem o desdobramento das cenas e do personagem central em sua "ideia fixa" e em todos os seus impulsos e demais emoções.

Enfim, é impossível não se surpreender com essa história, apesar de que eu esperava um rumo bem diferente no desfecho. Talvez tenha sido intencional mesmo por parte do autor. Fora isso, todos os detalhes são muito bem desenvolvidos ao longo dos episódios.

E-book disponível no Kindle Unlimited e em livro físico.

Classificação: 4/5

Comentários