Resenha: Diário de um assessor de imprensa - Thiago Paleari, Editora Scortecci

 Sobre o livro:




Sinopse: A vida de assessor de imprensa proporciona várias oportunidades, mas também vários percalços. Foi durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020, período de restrições e distanciamentos, que o jovem assessor de imprensa Thiago Paleari, até então acostumado com os “corres” da profissão, abriu seu diário e revisitou suas memórias mais distantes. Em Diário de um assessor de imprensa, o profissional, que atua na área desde 2012, reúne diversas e divertidas histórias do menino que deixou Bariri, cidade de aproximadamente 35 mil habitantes do interior de São Paulo, para se lançar aos leões da cidade grande, da indústria fonográfica e do mercado de assessoria de imprensa. Um manual prático e bem-humorado dos bastidores de um assessor de imprensa nada convencional.


Resenha: "Diário de um assessor de imprensa" do autor nacional Thiago Paleari (Editora Scortecci), apresenta relatos da vida dele assessorando várias ações no decorrer de seu trabalho, desde 2012 .

Sou jornalista e apesar de não exercer a profissão no momento, já trabalhei com assessoria também em agências de comunicação, e foi ótimo acompanhar os textos e poder encontrar algum tipo de identificação nessas páginas.

"O assessor de imprensa também tem a função de preparar o artista para a pauta. Informar qual é o meio de comunicação, o nome e o perfil do jornalista, as possíveis perguntas/temas a serem tratados, entre outras coisas. Deixar o cliente pronto para o momento chave." Pg.26

Acompanhar essas experiências no meio comunicativo, é muito bom, justamente por conseguir compreender as oportunidades, desafios e obstáculos, problemas - ou "perrengues" desta profissão. 

É um personagem da vida real, então é claro que deixa a narrativa bem mais envolvente - e especialmente sendo em primeira pessoa. Também acaba sendo bem interessante perceber todos os detalhes em suas relevâncias, os conhecimentos e especialmente o desenvolvimento pessoal em sua carreira.

Os lugares percorridos para a divulgação de eventos, encontros, entrevistas e demais ocorrências são explorados de forma bem empolgante. Os trabalhos com o meio artístico do funk também exploram todo o planejamento nesse setor.

Uma obra muito bem desenvolvida com fotos e mais características que tornam a obra marcante. É uma leitura extremamente rápida e igualmente divertida. Com certeza, são momentos que rendem boas risadas! E é um título perfeito para quem tem interesse em trabalhar nessa area e ter uma noção de como funciona a rotina 

Classificação: 4/5

Comentários