Resenha: Eragon - Christopher Paolini, Editora Rocco

 Sobre o livro:




Sinopse: Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar a carne que alimentará a família durante inverno. Mas, no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, Eragon percebe que está diante delegado quase tão antigo quanto o próprio Império. Da noite para o dia, de uma vida pacata, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pela tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. Ao jovem Eragon fui dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragão. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? Agora as suas escolhas poderão salvar - ou destruir - o mundo em que vive.

Resenha: "Eragon" é o primeiro título infantojuvenil, do Ciclo Herança, de Christopher Paolini, pela Editora Rocco. Fãs do gênero de fantasia certamente irão se encantar diante dos elementos compreendidos nessas páginas.

Nesse enredo, um garoto de 15 anos passa por muitas mudanças e se vê no meio de um universo perigoso e extremamente intrincado. Claro que Eragon nunca imaginaria vivenciar algo parecido, ainda mais ao lado de um dragão. 

Então é interessante demais acompanhar essa jornada dos dois, em especial pelos desafios compreendidos. Curioso destacar que o autor também tinha quinze anos quando escreveu essa obra, seu livro de estreia.

Eragon acaba encontrando uma pedra azul, porém esta é na verdade um ovo de um dragão azul. E as descrições de cada característica nesse cenário são bem dinâmicas e inteligentes, por envolver mitologias e outros assuntos relacionados.

"Eragon recuou, chocado. Em pé, na frente dele, lambendo a membrana que o envolvia, estava um dragão." Pg.36

Os personagens são inexperientes, cheios de dúvidas, inseguranças, curiosidades e demais conflitos, mas é algo esperado vindo de situações inesperadas, totalmente diferentes do habitual. 

O fato é que acaba sendo um vínculo que se fortalece a cada batalha vencida e também pelas motivações diárias. Diante disso, surge uma amizade única e especial nesta conexão, além de um amadurecimento essencial por parte de Eragon.

A narrativa é bem detalhista, então o leitor consegue compreender bem o período de convivência inicial com o dragão, bem como tudo que se sucede após isso. O dragão na verdade se chama Saphira, e o melhor é perceber essa relação tão inusitada.

Essa história fantástica é capaz de envolver o leitor logo nas primeiras páginas, justamente por conta das aventuras apresentadas. A magia se faz presente em todos os sentidos, fazendo com que tudo se torne ainda mais instigante.

Classificação: 4/5

Comentários