Resenha: Mrs. Dalloway (Clássicos de Ouro) - Virginia Woolf, Editora Nova Fronteira

 Sobre o livro:




Sinopse: Mrs. Dalloway é considerado a obra-prima de Virginia Woolf. O romance, que se passa na Londres do pós-Primeira Guerra, descreve um único dia na vida de Clarissa Dalloway, uma dama de nobre linhagem casada com um parlamentar conservador e mãe de uma adolescente. Enquanto prepara sua casa para a festa que dará naquela noite, a personagem é atravessada por memórias e reexamina as escolhas que fez ao longo da vida. O mundo de Mrs. Dalloway ― lembranças, sonhos, arrependimentos e medos ― é evocado no famoso fluxo de consciência de Woolf, em uma linguagem lírica e pungente que fez deste título um dos mais importantes do século XX.


Resenha: "Mrs. Dalloway" de Virginia Woolf, faz parte da coleção Clássicos de Ouro, pela Editora Nova Fronteira. 

Diante de uma narrativa instigante, densa e profunda, em terceira pessoa, o leitor tem a oportunidade de conferir um relato especialmente poético. São situações envolvendo escolhas, preparativos, sensações, passado e presente, entre outras situações em suas reflexões.  

Em apenas um único dia podem acontecer tantas coisas né? E como é algo bem relativo se formos pensar bem a respeito de transformações e pelo tempo de forma geral. Esse enredo nos faz pensar a respeito disso, inicialmente. 

E quando comento a respeito de pensar, é porque surge mesmo questões bem  reflexivas de acordo com as experiências retratadas. Há também a exploração sobre o reconhecimento de si mesmo, de solidão, de memórias, de sonhos, desejos e angústias. 

A imensidão dos pensamentos acaba conectando flashbacks com a realidade. Isso de fato é o fluxo da consciência. Sendo assim, o texto é bem descritivo, então espere encontrar uma boa interação sobre lugares em Londres, e pelos tantos personagens que acabam sendo mencionados também.

É um livro relativamente pequeno, mas que se torna grandioso, justamente pelos sentimentos que o abrangem em todos os contextos compreendidos. É também simples, porém complexo demais por conseguir distinguir tantos assuntos diferentes e igualmente relevantes no caminho desta personagem.

Classificação: 4/5

Comentários