Resenha: O fantasma de Canterville e outros contos - Oscar Wilde, Editora Nova Fronteira

 Sobre o livro:




Sinopse: O fantasma de Canterville inverte clichês da literatura gótica enquanto brinca com conceitos de tradição e modernidade para tecer uma crítica afiada à sociedade vitoriana. Mas, acima de tudo, Oscar Wilde cria uma obra leve e divertida ― um clássico que há mais de um século encanta leitores de todas as idades. Ao lado das outras sete histórias que compõem este volume (entre elas as famosas O príncipe feliz e O crime de Lorde Arthur Savile), é uma prova do talento e da versatilidade do escritor, poeta e dramaturgo irlandês. Esta edição conta com tradução e introdução de Otto Schneider.


Resenha: "O Fantasma de Canterville e outros contos", de Oscar Wilde, faz parte da Coleção Clássicos de ouro, da Editora Nova Fronteira. Um título que merece sua atenção devido uma escrita única e impecável.

Nesta obra clássica, mas que de um possível olhar moderno, o autor apresenta um complilado de contos breves, improváveis e inusitados, ao mesmo tempo em que podem ser considerados num tom mais poético. E que despertam ao leitor, um interesse único sobre tudo que é retratado por meio de âmbito cultural e relacionados. 

Vale destacar que a narração é extremamente compreensível, justamente por ser voltada ao público juvenil. Óbvio que é uma indicação para todos que tenham o interesse em conferir. Diante disso, há as observações carregadas de irornias e momentos muito engraçados.


As várias críticas sociais revelam um ar intrincado e ao mesmo tempo observador demais ao longo dos textos e suas emoções abordadas. Claro que a fantasia envolvida garante um diferencial no meio de uma realidade atrativa.

De longe, o melhor conto é o que dá nome ao título deste livro: "O fantasma de Canterville". Porque um fantasma teria medo de pessoas vivas? Imagine as surpresas nessas breves descrições de uma assombração que está imersa em seus sentimentos mais confilituosos. 

Mas a trama de "O rouxinol e a rosa" também é uma ótima leitura, bem como "O crime de Arthur Savile", "O príncipe feliz", "O pescador e a sua alma", "O modelo milionário","O foguete notável",e "O filho da estrela". Ou seja, são oito contos que são bem expressivos, cada um a sua maneira.

É uma leitura extremamente rápida e me surpreendi demais pelo quanto me envolvi nas páginas. Na verdade, o melhor é que nesses contos temos a oportunidade de perceber ensinamentos importantes demais, especialmente sobre o significados da vida, amor e outros tipos de compreensões determinantes.

Classificação: 4/5

Comentários