Resenha: A praia dos inúteis - Alex Nogués, Editora Biruta

 Sobre o livro:




Sinopse: “Me chamo Sofia. Tenho onze anos e meio e, quando crescer, quero ser inútil.” Assim começa um relato inocente, profundo e comovente de uma menina que adora a praia no inverno, que prefere Mozart ou Kandinsky à matemática e que não pode suportar que o pai lhe diga que algum dia terá de “ganhar a vida”.


Resenha: "A praia dos inúteis" é um infantojuvenil comovente, escrito pelo autor Alex Nogués, e garante ilustrações de Bea Enríquez e tradução por Maria João Moreno, pela Editora Biruta. 

Nessas páginas, temos a oportunidade de conhecer Sofia, uma garotinha inocente, que tem onze anos e quando crescer, deseja ser inútil. 
Ela foi sincera quando a professora lhe questionou o que gostaria de ser quando crescesse. Claro que todos riram da resposta inusitada e ninguém, de fato, entendeu o porquê de tal resposta.

E é assim que, no decorrer dos capítulos, compreendemos seus motivos, das promessas que não lhe foram cumpridas. Sofia se mudou e acabou perdendo muitas coisas importantes, como amigos e lugares especiais. Quem já passou por isso, consegue entender esse tipo de frustração, né?!

Mas pelo menos ela reconhece que ganhou outras coisas que também se tornaram especiais em sua vida, como uma bicicleta e bons novos amigos.

Porém, sua mãe parece estar triste agora. Sofia acredita que ela também carrega "um saco de sonhos desfeitos". E seu pai anda trabalhando demais e nunca tem tempo, sempre com respostas automáticas e conectado ao mundo por seu wifi. Ele tem que "ganhar a vida", como costumam dizer.

"O meu pai se tornou um grande Não. Deve ter o trabalho mais importante do mundo. Às vezes imagino que é um super-herói que luta para nos libertar dos supervilões do universo." Pg.18

Pelo menos tem a praia que é pertinho de casa. E em toda a situação, isso acaba sendo um acalento inspirador no meio das desordens e demais questionamentos relatados. E assim, a escrita possui uma sensibilidade incrível, diante de uma leitura rápida e igualmente habilidosa.

O livro é especial demais e deixa mensagens relevantes diante de tudo que é explorado nos pensamentos, descobertas e demais diálogos. 

A história abrange expressões de uma menina "revoltada" que não entende muitas coisas, mas tenta imaginar a respeito do rumo de sua vida. Nas últimas páginas, também há reflexões propriamente ditas acerca desta obra, e é sensacional demais entender esses pontos de vista. Vale muito a pena conferir!

Classificação: 4/5

Comentários