Resenha: Sombras sobre as estrelas - Gislaine Ferreira Azevedo, Editora Uiclap

 Sobre o livro:




Sinopse: Apolo, é a continuação de seu pai na avenida do passado, e a continuação de sua mãe, na luz das cavernas interiores da alma. Um mochileiro, sempre disposto a abrir-se para novas possibilidades, apaixonado pela astronomia e antigas civilizações, encontrará na Amazônia um sentido de vida, ao se deparar com os desafios enfrentados pela preservação da floresta. Em uma jornada de encontros e descobertas, descobrirá um mito poderoso de uma arvore considerada a mãe da Amazônia, a Sumaúma, e essa, presenciará um amor noético além do ponteiro e relógio dos homens. Nessa jornada, alguns estarão separados pelo tempo e espaço, e precisarão revisitar o passado, para descobrir uma nova possibilidade de ressignificar aquilo que, pela lógica, não podem mudar. O Filho de Ártemis, está pronto para uma jornada pelas sombras sobre as estrelas.


Resenha: "Sombras sobre as estrelas" da autora nacional Gislaine Ferreira Azevedo (Editora Iuclap), é a continuação de O sangue de Afrodite, ao qual também já resenhei por aqui anteriormente. Não há spoiles sobre o primeiro título!

O protagonista deste livro é Apolo e em sua jornada, o leitor consegue ter uma boa visão de seus objetivos. Ele é filho de Diana, personagem ao qual já foi apresentado sua história. E é ótimo desvendar junto a ele e outros personagens, questões que dão abertura para bons debates.

O cenário se passa na Amazônia, outro destaque, pelas características tão significativas - que acabam se mostrando essenciais em todo o contexto compreendido. Assim, é justo dizer que as conexões acabam sendo incríveis, seja pelos próprios personagens ou por suas pesquisas, e também pelo tempo revelado.

Sobre essa questão de tempo, é algo que envolve demais e nos faz refletir o que realmente importa diante todas as descobertas feitas. Sou suspeita ao comentar, mas sou fascinada por viagens que exploram o espaço-tempo, e nesse texto, a autora expõe com uma habilidade única, os pontos essenciais na trama.

"(...) Além de tudo isso, a Amazônia é uma riqueza em mistérios, lendas e segredos ocultos que Apolo estava prestes a descobrir. Ao som daquela música, se lembrava de suas viagens pelo mundo, seu espírito livre, pulsava com as lembranças que deixou em cada lugar que visitou. Mas aquele impulso em descoberta e indagações, ainda questionava seu coração.
Qual era o sentido da vida? De onde viemos e para onde vamos?
A começar pelas sombras sobre as estrelas..." Pg.10

O fato de citar também sobre a cultura indígena garante aberta para discussões extremamente relevantes ao longo dessas páginas. Com certeza, há a oportunidade única de saber mais sobre toda a importância de culturas diversificadas e dos seus apoios necessários.

É um enredo incrível e ao mesmo tempo sutil e marcante demais, justamente por conseguir ter a compreensão de muitos aprendizados pelo personagem principal. A autora arrasou em todo o desenvolvimento e pesquisas feitas. Com certeza, espero poder ler mais de sua escrita.

Classificação: 4/5

Comentários