Resenha: Gente ansiosa - Fredrik Backman, Editora Rocco

 Sobre o livro:


 
Sinopse: Best-seller instantâneo do New York Times, o novo romance do autor de Um homem chamado Ove é um "romance engraçado e emocionante". A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos. O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um diretor de banco rico, ocupado demais para se preocupar com outras pessoas, e um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo. Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos — inclusive o ladrão — estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar. O livro prova novamente que Backman é "mestre em escrever narrativas deliciosas, astutas e emocionantes com foco nos personagens" (USA Today). Gente ansiosa "captura a essência confusa de ser humano. (...) É esperto e tocante, e vai te fazer rir e chorar em igual medida" (The Washington Post). Esta "diversão sem-fim, que garante melhorar seu humor" (Real Simple), é prova de que o poder resistente da amizade, do perdão e da esperança podem nos salvar — mesmo nos momentos de maior ansiedade.

Resenha: "Gente ansiosa" de fredrik Backman (Editora Rocco) garante uma leitura rápida - diante dos capítulos curtos. E ao mesmo tempo é um enredo marcado por uma impactante carga dramática, boas doses de comédia e considerações bem relevantes em tudo que é compreendido. 

O que se pode aprender em meio ao caos? Há um rastro de questionamentos nesse percurso de investigações...

Seria apenas um assalto a banco e um assaltante fugindo. Mas eis que foi preciso fazer alguns reféns. E as coisas se tornam cada vez mais inusitadas a partir disso, justamente porque as histórias deles começam a aparecer, demonstrando que podem se parecer em muitos aspectos de vida.

"Mas algumas pessoas jamais conseguem manter o caos sob controle, então a vida simplesmente segue em frente, o mundo girando no espaço a mais de três milhões de quilômetros por hora enquanto pulamos aqui e ali por sua superfície como pés de meia perdidos. O coração é como uma barra de sabão que continuamos deixando escorregar; no momento em que relaxamos, ele divaga, se apaixona e se ferra, tudo num piscar de olhos. Não estamos no comando" Pg.07

Já é mesmo de se esperar que haja muitas reflexões envolvidas, porém não imaginava a forma como as mensagens seriam exploradas. Mesmo que de forma leve, é nítido entender que há muita profundidade e, especialmente conexão, em todos os temas abordados, como por exemplo a respeito de suicídio, depressão, ansiedade e relacionamentos, dentre outros.

Os personagens são muito bem desenvolvidos, justamente porque a narrativa consegue explorar bem suas "idiotices", suas falhas, seus receios, medos e demais emoções mais íntimas. E é nessa intimidade que o leitor consegue perceber bem a intensidade como cada um se revela, e isso é essencial demais no decorrer das páginas.

É um livro repleto de sentimentos tocantes e eu realmente não esperava menos que isso. Espero poder ler mais obras do autor, sendo que este foi meu primeiro contato diante de sua escrita dinâmica e inovadora. A obra nos faz pensar muito desde as primeiras páginas, e o melhor: de uma forma extremamente divertida! 

O tanto que eu amei esse livro, não sei.. não achei palavras suficientes para definir essa experiência incrível e única!

Classificação: 5/5

Comentários