Resenha: O amante da China do norte, Marguerite Duras - Editora Nova Fronteira (Coleção Clássicos de Ouro)

 Sobre o livro:




Sinopse: No início do século XX, a re­gião do Sudeste Asiáti­co hoje dividida entre Vietnã, Laos e Camboja era uma colônia francesa ― a Indochi­na. Nessa época, nesse lugar, uma adolescente branca, nascida numa família pobre e disfuncional, conhece um chinês rico e mais velho, dando início a uma relação tão intensa quanto ambígua, movida a paixão e dinheiro, amor e tragédia, ao mesmo tempo proibida, libertadora e destrutiva. Já no fim de sua vida, Margue­rite Duras revisita uma de suas obras-primas, O amante, nar­rativa de fortes tons autobiográficos. O amante da China do Norte é um romance que, com uma honestidade brutal, reflete sobre juventude e o desejo pelo olhar da maturidade.


Resenha: "O amante da China do norte, de Marguerite Duras, faz parte da Coleção Clássicos de Ouro, pela Editora Nova Fronteira. É uma leitura rápida diante das poucas páginas dessa obra, porém se torna marcante justamente por conta de todo o seu embasamento.

O título engloba um amor considerado proibido e um tanto descontrolado e pesado aos olhos da sociedade. Isso porque o caso gira em torno de uma jovem branca e pobre com um homem rico, chinês e de idade mais avançada. E é dessa forma que a "criança" como é mencionado no texto, repassa um jeito muito expressivo em todas as suas atitudes.


A gente consegue perceber que tem muito impacto na construção desta estrutura, desde as páginas iniciais. É diferente e até estranho sobre como as coisas são percebidas, e talvez por isso que essa leitura seja mais intrigante - bem mais do que se imagina.

Vale destacar que a ambientação representa um ar melancólico demais em todos os diálogos repassados. Resulta-se em um enredo que aborda sensações tristes e extremamente conflitantes por conta das mensagens neste roteiro. 

Sem dúvidas, é um enredo intenso e com passagens bem incomodas e com várias emoções distintas, apesar de uma narrativa mais curta. É uma compreensão que faz com que o leitor reflita pela abordagem e de todas as ações e suas devidas consequências de tais atos.

Classificação: 4/5

Comentários