Resenha: Renegados - Marissa Meyer, Editora Rocco (Rocco Jovens Leitores)

 Sobre o livro:




Sinopse: Primeiro de uma série para o mesmo público de Jogos Vorazes, Crônicas Lunares e lmes como X-Men. Renegados é escrito por Marissa Meyer, autora best-seller número 1 do The New York Times da série Crônicas Lunares, que explora um mundo arriscado de aventura, paixão, perigos, traições e identidades secretas. Os Renegados são um grupo de prodígios – humanos com habilidades extraordinárias – que emergiram das ruínas de uma sociedade colapsada. Foram eles que estabeleceram a paz onde, antes, o caos reinava. Eles continuaram sendo um símbolo de esperança e coragem para todos... exceto para os vilões que foram derrotados por eles. Nova, que faz parte do grupo dos Anarquistas, tem um motivo para odiar os Renegados, e está em uma missão em busca de vingança. Enquanto se aproxima de seu alvo, ela conhece Adrian, um garoto Renegado que acredita na justiça – e em Nova. Mas a lealdade de Nova está com os Anarquistas e há um vilão que tem o poder de acabar com os dois, e tudo em que acreditam.

Resenha: 

"Éramos todos vilões no começo."

"Renegados" de Marissa Meyer (Editora Rocco) é o primeiro título de uma série distópica juvenil, que já se mostra instigante demais nessa abordagem inicial. Isso porque as descrições conseguem explorar bem esse universo - com um toque meio sombrio -, fazendo com que o leitor fique ainda mais curioso por mais cenas.

"A esperança se chamava Renegados."

A narrativa compreende a respeito de heróis e vilões (Renegados e Anarquistas) diante de suas respectivas habilidades, e de como suas escolhas e pensamentos podem - ou não - defini-los. Os pontos de vista diferentes ganham destaque justamente pelas motivações situadas, e que nos fazem repensar em vários momentos sobre as atitudes deles. 


Há romance também, porém não de forma muito evidente. De certa forma, se conecta bem com todos os outros elementos explorados nesse enredo. No lado dos Anarquistas, temos como destaque Nova Artino, que deseja justiça por tudo que lhe aconteceu. Enquanto isso, nos Renegados, Adrian Everhart, uma pessoa que se motiva por seus objetivos, deixando tudo ainda mais conectado.

A escrita da autora é incrível, mas isso eu já sabia, pois me encantei já na série Crônicas Lugares (Cinder,  Winter, Levana e Stars Above) e na obra Sem coração, aos quais ela também é autora. Tendo habilidades especiais, os Renegados possuem visões curiosas sobre tudo que os cercam. E de outro lado, há os Anarquistas, que já possuem objetivos bem traçados, dificultando ainda mais os relacionamentos estabelecidos.

"Os Anarquistas não se importavam muito com o que viria depois que o mundo desmoronasse. Só queriam mudança, e conseguiram" 

O desenvolvimento dos personagens é muito bem estruturado neste primeiro momento, nos dando a oportunidade de ter uma boa noção sobre a importância de cada um nas cenas e em todas as consequências expostas. Claro que surgem muitas dúvidas e mais questionamentos, estes que provavelmente, serão respondidos nas sequências.

Para finalizar, preciso comentar que essa edição está impecável. Impossível não se apaixonar pelos detalhes da capa e edição geral. Logo nas primeiras páginas, há uma lista de personagens, então é bem válido para o leitor se achar no começo. Isso porque tem muito a ser abordado, e neste gênero é normal que o começo demonstre ser meio confuso.

Classificação: 4/5

Comentários