Resenha: Viver sem saber: Relatos de amor, dor e humor sobre a Doença de Alzheimer - Mariela Oppitz Sorgetz, Editora Luz da Serra

 Sobre o livro:




Sinopse: Amor, dor e humor são emoções que se complementam neste livro. Tudo o que você irá ler aqui foi vivido com intensidade. Muitas situações demandaram coragem e resiliência para enfrentar as agruras da Doença de Alzheimer e as transformações causadas por ela. Mas nessa coleção de sentimentos também entram diversos momentos engraçados e alegres que ensinam a encarar tudo com mais leveza. Assim é a vida, com seus desencantos e encantos, nos mostrando que tudo pode ser vivido quando se acredita no poder do amor.


Resenha: "Viver sem saber: Relatos de amor, dor e humor sobre a doença de Alzheimer" de Mariela Oppitz Sorgetz (Editora Luz da Serra), apresenta uma narrativa sensível e repleta de emoções marcantes.

A protagonista desta história é Anninha, mãe da autora, ao qual podemos compreender sua evolução conforme a doença avança. A inversão dos papéis acontece de forma gradual e requer disciplina e muita compreensão quando chega a hora de cuidar dos pais.

"Nós, os filhos, precisamos assumir uma posição que outrora era de nossos pais." Pg.55


É incrível poder acompanhar esse relato real, e que é tão pessoal e sofrido, cheio de angústias, vindo de um convívio com um paciente que é portador da doença de Alzheimer. 

As descrições são bem relevantes justamente por poder ter significados para outras pessoas também. Acompanhamos o começo deste diagnóstico diante dos primeiros sinais, dos sintomas, de suas características e demais percepções. Então, segue-se o Auzheimer em sua fase leve, moderada e severa.

"A facilidade com que realizava atividades rotineiras não existia mais, as incessantes perguntas sobre o mesmo assunto eram frequentes." Pg.21

Nessas páginas, temos a oportunidade de conhecer a mais a respeito da aceitação, das dificuldades, de reflexões e de tantos momentos sofridos para a família. No livro, por meio de códigos QR Codes, também é possível encontrar vídeos que podem complementar essa narrativa.

"Aceite, o Alzheimer é mais forte, teimoso, poderoso e incerto do que você pode imaginar." Pg.49

É uma obra mais do que recomendada para quem está passando pelo mesmo processo e precisa de algum tipo de orientação e palavras que possam direcionar o lado emocional, tão essencial nessa jornada. Impossível não se emocionar, especialmente para quem conhece e/ou vivencia(ou) algum caso semelhante.

Classificação: 5/5

Comentários