Resenha: Brechó, meia-noite e fantasia - Sacolinha, Editora Patuá

 Sobre o livro:




Sinopse: “Brechó, meia-noite e fantasia” reúne 11 contos escritos por Sacolinha nas edições do projeto Comunidade do Conto. O título foi inspirado no conto principal. O livro conta com o prefácio do escritor e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), João Anzanello Carrascosa, e a quarta capa é assinada por Maria Valéria Rezende, escritora paraibana e vencedora do Prêmio Jabuti 2015 de Melhor Livro do Ano.


Resenha: "Brechó, meia-noite e fantasia", do autor nacional Ademiro Alves de Souza, mais conhecido como Sacolinha (Editora Patuá), é um livro de contos que está dentro do projeto "Comunidade do conto", uma escola de contistas criada pelo próprio autor em SP.

Inspirações giram em forma de arte e de impressões nesse livro, não há como comentar de outra forma. É a terceira obra que leio de Sacolinha e ainda fico surpresa diante de seus desenvolvimentos. Vale muito a pena conferir as suas profundidades, exploradas por meio da palavra.

"O desafio foi colocado, eu não podia recuar. Afinal, nunca tinha deixado de escrever um texto. Meu lema ali naquele grupo sempre foi: 'Tema dado é conto cumprido'. E vira e mexe vinham aqueles assuntos difíceis, contudo eu sempre tinha alguma inspiração e botava no papel."

Nesses onze textos, é possível perceber bem o quanto o autor tem uma boa identificação com as palavras. Há muito a ser explorado nesse livro relativamente curto. E o que faz a diferença é justamente o modo como tudo é compreendido e igualmente reconhecido também.

"Esse encontro mensal é sempre um desafio. Nós, os operadores da palavra, temos que nos transformar em verdadeiros camaleões, adaptando-nos e falando de cada tema com domínio e narrativa convincentes." 

É uma leitura extremamente rápida, porém com reflexões bem marcantes e especiais. Há muitas temáticas compreendidas, alguns considerados mais leves, enquanto outros nem tanto, como pedofilia, gravidez e aborto - entre outros. Mas, afinal de contas, a forma como a escrita abrange esses conteúdos é que acaba se destacando bastante.

Classificação: 4/5

Comentários