Resenha: A cidade dos fantasmas - Victoria Schwab, Galera Record

 Sobre o livro:




Sinopse: Em A cidade dos fantasmas, uma fantasia young adult de Victoria Schwab, conheça a história de Cassidy Blake. Seus pais são os conhecidos Espectores, uma famosa dupla de caça-fantasmas. No entanto, em segredo, quem realmente consegue ver – e se comunicar – com os espíritos é a própria Cass. Cassidy Blake vive uma rotina simples e tranquila com seus pais no subúrbio. Sua vida é perfeitamente normal – exceto pelo fato de ela conseguir se mover, através do Véu, entre o mundo dos vivos e o do mortos e por ter como melhor amigo Jacob, um fantasma. Quando seus pais são convidados por uma emissora de televisão para apresentar um programa sobre os lugares mais assustadores do mundo, seu cotidiano vira de cabeça para baixo. Em pouco tempo, estão todos – Cassidy, seus pais, seu melhor amigo fantasma e Ceifador, seu gato – em direção à superassombrada Edimburgo, na Escócia, a primeira parada do roteiro do programa... e situações fora do comum começam a acontecer. Na Escócia, Cass se vê cercada, para onde quer que olhe, por fantasmas de todos os tipos, e, é claro, nem todos são gentis e amigáveis. Em meio às incertezas sobre como deve usar seu dom, Cassidy e Jacob se deparam com a Rapina Rubra, um espírito maligno e lendário que surge a cada inverno para assombrar a população local – principalmente as crianças. Cruzando a cidade e passando pelos pontos turísticos mais célebres da região – do cemitério Greyfriars ao bar The White Hart Inn, do Beco de Mary King ao castelo de Edimburgo –, Cassidy e Jacob conhecem a fundo as fábulas, mitos e segredos da cidade, e precisam confrontar a história sangrenta e sobrenatural da capital escocesa. Ainda que em meio a uma empreitada de muitas reviravoltas, os poderes de Cassidy – além de sua bravura e coragem – a levarão a uma batalha épica e, para salvar a si mesma e aos que ama, ela precisará de um impulso e determinação finais, que se estendam tanto pelo enérgico mundo dos vivos quanto pelo sombrio mundo dos mortos. "Essa atmosférica histórica de fantasmas de Schwab arrepia e encanta enquanto desafia os leitores a enfrentar seus medos." – Publishers Weekly


Resenha: "A cidade dos fantasmas" primeiro título da série infantojuvenil Cassidy Blake, de Victoria Schwab, garante uma história divertida, envolvente e com elementos bem marcantes diante da premissa dinâmica. É uma trama habilidosa e que apresenta ao leitor momentos clichês, porém cheios de situações bem carismáticas.

"As pessoas acham que fantasmas só aparecem à noite, ou no Halloween, quando o mundo está escuro e as paredes estão mais finas. Mas, a verdade é que fantasmas estão por toda a parte. Na seção de pães do supermercado, no jardim da sua avó, no assento da frente do ônibus."

Imagine uma garota que consegue ver e ter contato com os fantasmas aonde quer que esteja. Essa é Cassidy Blake, uma garota, aparentemente, estranha demais em suas atitudes. Seu melhor amigo se chama Jacob, mas é um fantasma. E sim, eu já amei Jacob desde o começo! Então, basicamente é isso: uma história com muitos fantasmas e com uma amizade fofa demais.

Acredito que um dos destaques principais neste enredo é todo o mistério que paira em cima dos personagens. Os questionamentos só aumentam, deixando rastros para a continuação. Sem contar, que fica claro o quanto há muito que ainda pode ser compreendido.

"As coisas são assim entre nós dois.
Ele finge que está com medo, mesmo quando não está.
Eu finjo não estar com medo, mesmo quando estou.
Eu me aproximo dele. Embora Jacob não seja de carne e osso, me sinto melhor perto do meu melhor amigo. Ficamos lado a lado, o mais próximo que conseguimos sem que eu atravesse um cotovelo na lateral dele."

A ambientação também acaba sendo muito bem explorada e nos faz querer adentrar ainda mais nesta aventura curiosa, cativante e com toques sombrios. É fato que a Escócia tem um estilo tão especial para se adentrar. Há referências bem bacanas ao longo das cenas também, deixando um ar ainda mais íntimo neste contexto. Fãs de Harry Potter podem esperar encontrar vários comentários...

Enfim, a escrita da autora é incrível demais, e cada vez mais só me surpreendo em sua forma de deixar uma narrativa simples e ao mesmo tempo intensa em todas as suas características. Impossível segurar a ansiedade e não querer fazer a leitura do próximo livro logo: "Túnel de ossos".

Classificação: 4/5

Comentários