Resenha: Clanlands - Sam Heughan & Graham McTavish, Editora Allbook

 Sobre o livro:




Sinopse: Best-seller do Sunday Times. Com prefácio de Diana Gabaldon. DOIS HOMENS. UM PAÍS. E MUITO UÍSQUE. Os atores de Outlander, Sam e Graham, comem, dormem e respiram as Terras Altas nesta viagem épica por sua terra natal. Eles descobrem que a coisa real é ainda maior e melhor do que a ficção. Clanlands é o nome que foi dado à história dessa jornada. A bordo da fiel Campervan e uma sólida amizade, esses dois escoceses farão da exploração da Majestosa Escócia a aventura de suas vidas. Será uma viagem selvagem de barco, caiaque, bicicleta e moto por litorais e lagos e por picos e vales para mergulhar na história e cultura da Escócia — da poesia atemporal à guerra sangrenta. Com experiências de quase morte, várias semanas confinados num minúsculo espaço e personagens inesquecíveis, a amizade de Graham e Sam amadurece como um bom uísque. Eles refletem sobre suas carreiras cinematográficas e teatrais, descobrem um novo e impressionante respeito pelo país e, como em qualquer boa viagem, eles até se encontram. Arrumem seus kilts… Esta é a Escócia como você nunca viu.

Resenha: "Clanlands: Uísque, guerra e uma aventura escocesa como nenhuma outra" é uma obra perfeita aos fãs de Sam Heughan e Graham McTavish. O prefácio é de Diana Gabaldon, e a obra se torna ainda mais especial por conta disso. 

Para quem não sabe quem são esses nomes: Diana é autora da série de livros Outlander e Sam e Graham estreiam a série de televisão. Sam interpreta Jamie Fraser, enquanto Graham é Dougal MacKenzie, mas também já atuou na trilogia de O senhor dos anéis e Preacher, dentre outros trabalhos.

Não dá pra negar que esta é mesmo uma viagem épica demais. Na verdade, depois de conhecer Outlander, acho muito difícil não ficar com vontade de conhecer a Escócia diante de tantos detalhes instigantes. Há muitas e muitas informações interessantes deste local, o que torna a leitura bem mais curiosa e abrangente.


"As 9h15, já estou bêbado... de novo. Mais alarmante, Sam também está. Fomos experimentando uísques de todas as regiões produtoras. Começamos com o malte 'mais leve', que me deu a impressão de estar engolindo fluído de isqueiro, mas a cada dose o uísque se torna mais delicioso e com um sabor diferente do anterior." (Graham)

Os dois são engraçados demais em suas interações. E claro, demonstram isso da melhor forma possível: por meio de uma narrativa envolvente, leve e capaz de deixar o leitor ainda mais empolgado por tudo que é compreendido.

Somos apresentados a equipe e suas respectivas funções, bebidas, descrições de eventos, locais, dicas, origens, conexões, oportunidades e especialmente a muitos detalhes históricos. É uma obra bem completa, justamente por unir essas duas figuras inspiradoras, cheias de pontos opiniosos a serem compartilhados.

"De volta à Escócia para gravar Outlander depois de morar em Londres por doze anos, percebi que tinha a oportunidade de realmente aprender mais sobre minha herança e o país em que nasci." (Sam)

Nessas páginas fascinantes, é muito interessante poder acompanhar a amizade desses dois diante tantos acontecimentos marcantes, situações divertidas e muitas outras passagens curiosas. Assim, também percebe-se algumas reflexões nesse decorrer, garantindo com que o leitor consiga compreender bem as experiências narradas.

Classificação: 4/5

Comentários