Resenha: Oceano entre nós - Tahereh Mafi, Universo dos livros

Sobre o livro:




Sinopse: Quando duas pessoas vêm de origens conflitantes entre si, será que o amor é suficiente para superar o choque cultural? Um romance comovente sobre medo, amor e o impacto devastador do preconceito - baseado na própria experiência de vida de Tahereh Mafi, autora da série best-seller Estilhaça-me! Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América passam por um momento muito turbulento. Mais turbulento ainda para alguém como Shirin, uma garota muçulmana de 16 anos que está cansada de ser estereotipada. Shirin não se surpreende mais com as atitudes horríveis das pessoas. Está cansada dos olhares atravessados, dos comentários degradantes - até mesmo da violência física - que ela suporta como resultado de sua etnia, de sua religião e do véu que ela usa todos os dias. Para se proteger de tudo isso, ela constrói barreiras ao seu redor e não permite que ninguém se aproxime dela o suficiente para machucá-la. Mas tudo muda quando Ocean James surge em sua vida – a primeira pessoa que realmente demonstra querer conhecê-la de verdade. E isso a apavora, pois eles parecem vir de dois mundos irreconciliáveis. Shirin está com a guarda levantada há tanto tempo que não tem certeza se será capaz de baixá-la.

Resenha: "Oceano entre nós", de Tahereh Mafi (Universo dos livros) é uma obra que estava na minha lista de desejados desde que soube de sua publicação. Já conheço a escrita da autora por meio da série Estilhaça-me, então esse é um dos principais motivos para que tivesse interesse na leitura.

"Eu lia muito. É um chichê, eu sei, a menina solitária com seus livros, mas o dia em que meu irmão entrou no meu quarto e jogou um exemplar de Harry Potter na minha cabeça dizendo 'Ganhei na escola, parece uma coisa da qual você gostaria.' foi um dos melhores dias da minha vida."

A protagonista é uma garota muçulmana que passa por muitos momentos conflitantes, após os atentados de 11 de setembro de 2001. Shirin ingressou em uma nova escola. De novo precisa enfrentar o preconceito, ataques, os olhares e as situações constrangedoras. E fica claro que é uma garota solitária demais, e que já está acostumada com as expressões e diversas mudanças que surgem ao seu redor. 

Inicialmente, seu comportamento parece agressivo e hostil, mas no decorrer das explicações, compreende-se bem o porquê de suas atitudes. E depois, percebe-se que ela tem uma ótima personalidade e muitas características especiais para se destacar também.

E então, Ocean entra em cena para provar que as origens e as aparências não importam, são apenas detalhes no meio de muitas outras coisas que merecem se evidenciar mais. Sua maneira doce e o jeito como trata Shirin, pode provar que há sempre um caminho melhor a ser percorrido sim.

"Mas Ocean tinha todas as coisas boas das quais uma garota podia gostar num cara, o que tornava sua simpatia perigosa para mim."

A narrativa é super fluída e eu consegui finalizar em apenas um dia mesmo, não somente pela agilidade no texto, mas pelo envolvimento como tudo é retratado. Claro que nesse contexto girando em torno de interações, acabam surgindo aprendizados relevantes demais.

Impossível não gostar dessa história surpreendente repleta de emoções intensas, e de como sua abordagem encantadora é interessante ao longo das cenas. As temáticas são inseridas de forma a fazer com que o leitor repense bem sobre ações e suas possíveis consequências também.

Classificação: 4/5

Comentários