Resenha: Os primeiros acordes da canção fatal - Alfredo R.R de Sousa - Gabriel C. Rodriguez, Kotter Editorial

 Sobre o livro:




Sinopse: Que o leitor não se engane. Ou melhor: que se engane! Que ele se deixe atrair pelo formato pop desta fantasia romântica vampiresca, esperando encontrar mais uma exemplar da já consagrada normalização da senda dos "não- mortos", tão comum e banalizada em páginas e mais páginas de literatura de terror Young adult incontáveis filmes e séries de televisão. Mas o buraco é mais fundo e este leitor cairá na armadilha, e lhe será atirada a cara toneladas de referências, desde a mais sublime arte poética de Põe, Blake e Coleridge até as profundezas soturnas do rock gótico oitentista, passando pelos clássicos fundadores do gênero, por poderosos panoramas históricos ( entre os quais se destaca o que serve de fundo a tragédia e horripilante história de Helena Batoccelli) e blasfemas especulações gnósticas sobre a natureza do bem e do mal e o sentido último da existência. Ponto alto do romance é a narrativa "A Princesa do Exílio", onde o leitor não tão incauto encontrará finíssima desconstrução vampirica de um dos maiores mistérios da História e de um de um dos melhores romances fantásticos da década de 80. Mas que o leitor, enfim, não se engane: é a velha , velhissima história de amor maior que a morte e maior do que a vida, na qual os autores injetam... sangue novo!" Jayme Chaves - Doutor em Literatura Comparada pela UERJ

Resenha:  Que livro mais incrível e dinâmico! Não poderia começar de outra forma a minha resenha. Deixa eu fazer uma pergunta aqui: você gosta de tramas envolvendo vampiros? 

"Os primeiros acordes da canção fatal" dos autores Alfredo R.R. de Souza e Gabriel C. Rodriguez, apresenta ao leitor uma história única diante de elementos determinantes demais no contexto.

Sou suspeita ao comentar, mas amo muito enredos com vampiros, e esse se destaca justamente pela exploração desses seres tão enigmáticos e ousados. E é por meio disso que o cenário acaba se tornando bem mais especial. 


Nesta história repleta de fantasia e toques de suspense, conhecemos Samantha e Julia, duas personagens que se distinguem diante do estilo, pórém possuem uma amizade especial demais. Adrian entra em cena também para desafiar as leis do mistério, garantindo momentos bem instigantes neste contexto um tanto quanto excêntrico.

O caminho de Adrian e Sam se cruza, e a partir disso um relacionamento forte se inicia. Há muita intensidade e problemáticas nesse envolvimento curioso e instigante.

O fato é que o leitor começa a se questionar sobre as consequências dessa conexão, dentre outras atitudes suspeitas e que podem gerar certos conflitos.

Leitura extremamente rápida e significativa, não há como negar. Detalhes e demais compreensoues são repassados na medida certa para esse primeiro titulo. Eu literalmente passei a madrugada lendo, porque é mesmo muito bom. 

Também há muitas referências, deixando os episódios ainda mais interessantes. Comecei a ler sem muitas pretensões e me surpreendi demais pelo desenvolvimento compreendido, desde ambientação sombria e personagens carismáticos e muito bem situados.

Já é de se imaginar que fiquem algumas perguntas em aberto.. por isso, estou aguardando (ansiosamente) essa continuação, por favor!

Classificação: 5/5

Comentários