Resenha: Pais saudáveis = Filhos saudáveis, Thanguy Friço e Patrícia Friço, Editora Gente

 Sobre o livro:




Sinopse: O QUE VOCÊ FAZ, O QUE VOCÊ DIZ E COMO VOCÊ AGE A CADA DIA EM RELAÇÃO A SUA SAÚDE CONTRIBUI PARA MOLDAR A VIDA E O MUNDO DOS SEUS FILHOS MUITO MAIS DO QUE QUALQUER OUTRO FATOR. Qual é o pai ou a mãe que nunca se preocupou com os hábitos e a saúde dos filhos? Quando as refeições se enchem de alimentos ultraprocessados, o sedentarismo atinge altos níveis, a qualidade do sono diminui e as emoções ficam afloradas, um sinal vermelho começa a piscar e entendemos que é hora de avaliarmos o que precisa ser feito em casa para mudar a rotina e melhorar a saúde da família. No entanto, tomada essa decisão, como ensinar as crianças sobre a importância de uma vida saudável se os próprios pais não sabem por onde começar? Buscando ajudar famílias a deixar esse dilema para trás, Thanguy Friço e Patrícia Friço, médicos e entusiastas do bem-estar familiar, criaram um método baseado nos quatro elos da saúde para ajudar pais e mães a serem o exemplo de que seus filhos precisam para se tornarem adultos saudáveis e aproveitarem os benefícios de uma vida equilibrada desde a infância. Neste livro, você encontrará as informações necessárias para: Planejar a saúde de toda a família; Compreender a importância da atividade física regular e diária; Ter uma alimentação equilibrada baseada em comidas de verdade; Aprender a ter um sono de qualidade e restaurador; Controlar as emoções, equilibrando a razão e os sentimento.


Resenha: "Pais saudáveis = Filhos saudáveis: Os quatro passos fundamentais para tornar-se um exemplo para seus filhos, transformar o seu cotidiano e revolucionar a saúde da sua família" dos profissionais da saúde - e pais - Thanguy Friço e Patrícia Friço (Editora Gente) é uma obra interessante demais por conseguir explorar tanto a respeito de um relacionamento intenso e cheio de altos e baixos.

"Não há nada tão contagioso como o exemplo. Na maioria das vezes, nossos filhos, mesmo sem a gente perceber, não nos ouvem, nos imitam."

Os filhos nos baseiam nos pais, e depois que eu mesma tive uma filha, posso ter a certeza absoluta disso. Desde o início, há muitas e muitas preocupações (e na verdade, elas só aumentam mesmo) pela educação ensinada e toda a estrutura familiar. Diante disso, a narrativa explora bem a respeito disso: da criação dos filhos, bem como sobre a saúde mental, extremamente importante para seguir bem esse caminho incrível e ao mesmo tempo conflituoso em alguns sentidos.


Com uma abordagem objetiva, os autores avaliam questões sobre rotina, dificuldades e demais inquietações e desafios impostos, diante de alimentação, sono, atividades físicas, distrações e demais tarefas que podem influenciar na vida dos filhos - direta e indiretamente. 

Há também compreensões sobre causas e suas consequências no sistema da sociedade atual, revelando assim os aspectos emocionais, nutricionais e sociais em todo esse (des) controle.

"Ser pai ou mãe não é só fazer coisas de pai ou de mãe. É o chamado mais importante que nós teremos na vida. Mas também será a empreitada mais recompensadora."

Então, essa obra compreende todo um turbilhão de emoções que pairam ao redor dessa temática. Há vários questionamentos repletos de reflexões ao longo dessas páginas, o que me fez ter uma leitura ainda mais especial. Perceber a honestidade nesse texto, é o que garante uma leitura ainda mais dinâmica.

"Você já parou para  pensar quantas são e quais são as principais emoções que sentimos?"

Classificação: 4/5

Comentários