Resenha: Poemas de amor - org. Walmir Ayala, Editora Nova Fronteira

 Sobre o livro:




Sinopse: Esta antologia reúne mais de uma centena de poemas de amor: do amor ardente dos sonetos de Camões ao trágico amor shakespeariano de Ro­meu e Julieta. O que há de eterno no amor e o que há de aéreo e fugaz no infinito desse sentimento. O amor numa multiplicida­de de vozes e traduções, da poe­sia clássica à poesia moderna: de Goethe a Castro Alves, de Baudelaire a García Lorca, de Florbela Espanca a Mário de Andrade, de Alberto da Costa e Silva a Roseana Murray, muitos dos mais altos momentos da poesia amorosa universal.

Resenha: "Poemas de amor" de seleção e organização por Walmir Ayala, faz parte da Coleção Clássicos de Ouro, pela Editora Nova Fronteira. A antologia trás nomes como Shakespeare, Camões, Machado, Florbela, Lorca a mais 115 poetas de ontem e de hoje também.

"(...) Mas eu bem sinto, em teu olhar, as loucas
afeições, que me tens e também sentes, 
em meu olhar, as proporções ingentes
do meu amor, que, em teu falar, há poucas! (...)"

Alguns poemas são leves, outros nem tanto. Mas a leitura se torna marcante por conta desses detalhes e pelas explorações nas palavras dos sonetos. São abordagens sutis e que nos fazem querer ler um maior aprofundamento.


O fato é que a intensidade trabalhada nesses textos compartilhados é o que mais se destaca, justamente por contextualizar sobre o amor. Há reflexões muito lindas em pequenos trechos, e é isso que torna a leitura ainda mais interessante.

É uma seleção de poemas muito bem trabalhada, explorando narrativas incríveis, tanto de autores brasileiros, quando de estrangeiros. Melhor ainda é poder conhecer novos nomes e se interessar por seus trabalhos. É o tipo de livro que precisa ler para compreender bem as dimensões em cada página.

"(...) Não vai morrer. O que se sabe é o que se sente.
Um amor como este, eu sei, é para sempre."

Classificação: 4/5

Comentários