Resenha: Sobre o luto: Entendendo melhor o processo que faz a morte servir à vida - Tatiana Perecin, Editora Uiclap

 Sobre o livro:




Sinopse: Em "Sobre o Luto - entendendo melhor o processo que faz a morte servir à vida", a autora Tatiana Perecin compartilha seus conhecimentos sobre o processo de enlutamento obtidos a partir de mais de dez anos de prática clínica em psicoterapia. Ao longo de dezesseis capítulos, ela descreve o que é o processo do luto, várias de suas características, elementos complicadores do luto, bem como estratégias de enlutamento saudável e caminhos para um luto criativo. É uma obra escrita em linguagem acessível, destinada ao público em geral, que pode ser de grande valia para quem está atravessando um processo de luto, ou convivendo com pessoas enlutadas.

Resenha: "Sobre o luto: Entendendo melhor o processo que faz a morte servir à vida" da psicóloga Tatiana Perecin (Editora Uiclap), apresenta uma leitura rápida, porém marcante demais em muitos sentidos. Ela escreveu essa obra em meio a pandemia da covid-19, então é perceptível o quanto os sentimentos acabam se misturando demais nessas páginas e suas descrições.

A temática compreende, não somente a parte do luto em si, mas essencialmente a respeito de nossa saúde mental diante de tantos impactos que as pessoas precisam enfrentar todos os dias. É um processo emocional contínuo e que nos faz ter muitas percepções, algumas boas, outras nem tanto.


Os compartilhamentos nessa obra garantem bons momentos de leitura, ainda mais por conta de todas as compreensões analisadas. É nessa caminhada que começa-se a estudar sobre a definição da palavra "luto", de suas condições que o cercam, limitações, impactos, referências e mais emoções conflitantes.

É sobre se permitir sentir e nos adaptarmos a uma perda e aos relacionamentos. E também para podermos nos reestruturar diante os vínculos afetivos. Além de poder entender as fases do luto, dentre outras questões relevantes. 

Tantas coisas entram em jogo e precisam ser repensadas que é mesmo normal que a sensação é de ficar perdido e distante. Memórias, tristeza, ajustes e até libertação: é um misto de vivências a serem exploradas.

"E então uma perda acontece. O processo do luto é o processo de abrir gaveta por gaveta desse armário, olhar a ideia que está lá dentro, confrontá-la com a perda que aconteceu e analisar o que acontece com ela." 

Diria que é uma leitura cheia de significados e características sensíveis; ou seja, necessária demais para que se possa adentrar em uma nova realidade e se reajustar. E a escrita é tão habilidosa que a gente nem percebe o tempo passando ao fazer tal leitura.

"O problema surge quando o luto não caminha. ele "enrosca", ou "empaca". E isso pode acontecer quando junto do luto está acontecendo um processo de depressão."

O que você responderia para esta pergunta: Quanto tempo dura o processo de luto?

Classificação: 4/5

Comentários