Resenha: Aluran - Daniel Rosa, Editora Uiclap

 Sobre o livro:




Sinopse: Samaru e seus amigos viajam pelo reino de Aliand a procura da menina de olhos verdes. Eles se deparam com perigos mortais, criaturas aterrorizantes, uma poderosa Dominan e um Cavaleiro que procura por respostas sobre a misteriosa destruição de seu reino Aluran, sendo de todos o maior perigo. Nessa aventura, Samaru precisa tomar algumas decisões de vida ou morte ao mesmo tempo que aprende mais sobre quem ele é e sobre os poderes da lendária Hakutan que o escolheu para ser seu portador.


Resenha: "Aluran; Uma história esquecida" do autor nacional Daniel Rosa (Editora Uiclap), já se mostra instigante por conta da sinopse, porém não revela nem a metade dos acontecimentos que acabam se tornando instigantes demais neste contexto.

Samaru é órfão, e junto de seu melhor amigo Yan, precisam se virar para poderem sobreviver, assim como outras crianças. Eles trabalham para Cruto, um aproveitador e muito perigoso. Os meninos são obrigados a roubar e não tem outra escolha, se não acatar as ordens impostas. Porém, alguns acontecimentos abalam demais a vida de Samaru, o deixando ainda mais perdido em sua vida.

O tempo passa e agora, estão vivendo num orfanato, mas as coisas não são como o garoto realmente espera que fosse. E é diante desta premissa que este garoto tão corajoso, parte para uma incrível aventura, com direito a elementos empolgantes demais nessa trajetória.

"Samaru sente que ali não é o seu lugar, sente que precisa procurar por algo maior, algo em que ele pode fazer a diferença. Então, decide ir embora do orfanato."

Ele é um personagem notável, diante de todas as suas atitudes, não dá para negar que se esforça muito pelos seus ideais. E isso chama demais a atenção em suas buscas e realizações. Faz com que o leitor torça demais pelo seu desenvolvimento, especialmente porque não se deixa desanimar por conta de todos os obstáculos que surgem em sua vida.

É uma leitura ágil, justamente por explorar uma fantasia infantojuvenil tão bem desenvolvida nessa ambientação dinâmica e por vezes até divertida. Assim, as características acabam se tornando bem marcantes ao longo dessas páginas.

"Havia muitas coisas no mundo que ele não conhecia. Muitos segredos que ainda seriam revelados. A sua história estava apenas começando."

Só posso afirmar que o desfecho que me deixou surpresa demais, ansiosa para a continuação. No fundo, eu já estava torcendo mesmo para que tal situação ocorresse, então a empolgação ficou forte demais quando houve tal revelação.

Classificação: 4/5

Comentários