Resenha: Contos - Anton Tchekhov, Editora Nova Fronteira

Sobre o livro:




Sinopse: Considerado um dos criadores do conto curto, Tchekhov, em poucas pinceladas, pintava toda a complexidade do homem, elevan­do o pequeno texto a alturas épicas. Nes­ta coletânea estão reu­nidas algumas de suas obras-primas, co­mo “A se­nhora com o cachorrinho”, “A morte do funcionário” e “O bi­lhete de loteria”, entre outras narrativas primo­rosas que revelam um escritor brilhante no ápice de sua arte. As histórias foram cuidadosa­mente selecionadas pela mestra das letras Tatiana Belinky, que também verteu o texto para português.


Resenha: "Contos", do autor russo Anton Pavlovitch Tchekhov, é mais uma obra que faz parte da Coleção Clássicos de Ouro, pela Editora Nova Fronteira. A obra conta com trinta e sete contos, dentre eles se destacam "A senhora com o cachorrinho", "Menino malvado", "Senhoras", "Angústia", "O médico", "A duquesa", dentre outros.

Com características mais simples, porém marcantes e expressivas também, é possível se situar muito bem pelas divagações em cada um dos títulos. E ao longo dessas páginas, é possível ter compreensões bem interessantes sobre relacionamentos diante dos mais distintos e complexos sentimentos. 


As percepções são bem claras e diria até um tanto questionadoras. Por isso que o texto acaba se tornando tão envolvente nas questões compreendidas. E claro que as reflexões também acabam surgindo nas várias impressões impostas, garantindo pontos de vista bem interessantes. Só lendo para poder entender bem a profundidade tão bem trabalhada nesses contos diferenciados.

Impossível não se surpreender pelos contos, apesar de serem curtos, diante de suas narrativas e temáticas. Para conhecer a escrita do autor, é uma ótima pedida, em especial por conta de todas as interpretações que acabam se destacando. 

Os elementos se alternam de uma forma bem chamativa, isso porque a forma de apresentação por ora se torna divertida e em outros momentos mais ponderada. Enfim, é uma leitura extremamente válida, especialmente para quem curte contos e também aos que desejam se aventurar neste tipo de gênero.

Classificação: 4/5

Comentários

Cheguei pelo Skoob. Amo Tchekhov, é o meu autor russo favorito.