Resenha: Morte em dezembro - Ivair Gomes

 Sobre o livro:




Sinopse: Ninguém sabe quem ele é, como é, de onde vem ou para quem trabalha. Verão. Florianópolis. Um lugar paradisíaco. Muita festa e curtição. Tudo está perfeito nesta pacífica cidade litorânea do sul do Brasil, até que... Quando um delegado local começa a investigar mortes aleatórias e percebe que elas possuem ligações ele se depara com o que pode ser a maior ameaça que o Brasil já enfrentou. Não é necessário sair do Brasil para viver uma aventura empolgante cheia de intrigas e conspirações que envolva toda a força de segurança nacional atrás de um mistério que ameace a nação. As autoridades do globo sabem que ele é um atirador que pode atingir um alvo a mais de oitocentos metros e pode matar com uma arma longa, curta ou mesmo desarmado. Seus alvos podem estar distantes ou morrer com sua respiração no rosto. Letal com armas afiadas, um especialista em explosivos, em criar venenos e armas aplicadas. No mundo da espionagem, é conhecido como "Xstranho". Como parar um assassino se as autoridades policiais não conhecem sua verdadeira face? Em Morte em Dezembro você vai encontrar Xstranho, um assassino internacional conhecido por suas ações e que jamais foi identificado. Ele nunca falha em seus contratos. Um a um, ele vai eliminando os participantes do Encontro do Mercosul. Criando um caminho de sangue e destruição por onde passa. No entanto ele tem um alvo prioritário, o novo presidente eleito dos EUA, que também marcou presença no Mercosul. Cansado de ler Thriller policial estrangeiro? Quer ler intriga internacional mas com cenário nacional? Fato. No verão de 2000 Florianópolis, sediou o encontro do Mercosul. Durante 30 dias a cidade ferveu de agentes policiais, nacionais e internacionais. Pegando esse evento como mote, Ivair Gomes criou 'Morte em Dezembro'. É um livro de ficção, mas o autor fez entrevistas com autoridades policiais locais e visitou 'in locu' o local onde se daria o evento. Mostrando profundo conhecimento dos órgãos policiais envolvidos e dos trâmites do evento, o autor cria um cenário que em nada deve aos grandes autores do gênero. 

Resenha: "Morte em dezembro" do autor nacional Ivair Gomes, já me conquistou por explorar a ambientação no estado de Santa Catarina, que é onde moro. É ótimo poder compreender um cenário familiar, sem contar que só demonstra o quanto nosso País é forte e deve ser mais explorado nas histórias de nossos autores. Claro que a história acaba se sobressaindo por precisar envolver autoridades internacionais também, além da nacional.

O gênero também é outro destaque, especialmente para quem curte thrillers policiais, instigantes e repletos de características marcantes, seja pela própria premissa, pela abordagem, pelo suspense ou pelo desenvolvimento impressionante dos personagens.


Neste contexto, o autor expõe as investigações da polícia num caso extremamente complexo. Abrange várias areas, garantindo que tudo se torne ainda mais interessante quando as conexões vão sendo reveladas.

Assassinatos começam a ocorrer na cidade de Florianópolis e a pessoa responsável atende pelo codinome "Xstranho". Tais crimes se passam um tempo antes de acontecer um evento extremamente importante: o maior encontro dos líderes das Americas, o Mercosul.

Existem muitas consequências ousadas neste caminho, bem como mistérios que deixam o leitor ainda mais confuso sobre o rumo das cenas. Resta poder analisar os objetivos do assassino, especialmente por ele se mostrar tão inteligente nesta caçada única. Questionamentos é o que não faltam ao longo das cenas, mesmo porque não se há certeza de nada.

Claramente, pode-se notar que o autor fez uma ótima pesquisa para poder montar essa estrutura investigativa, justamente pelos detalhes serem apresentados de forma tão habilidosa. É, sem dúvidas, uma história viciante demais, e que envolve o leitor logo nas primeiras páginas. Espero mesmo poder ter a oportunidade de ler mais obras do autor.

Classificação: 4/5

Comentários