Resenha: Quando a vida cobra - Nuno Rebelo, Editora Letramento

 Sobre o livro:




Sinopse: Quando a vida cobra é uma obra concebida por afirmativas que geram indagações. Mais uma vez o autor mostra sua inquietação tratando de temas como sociedade, direito, religião, Estado, corrupção, violência, estupro, relacionamentos, estruturas de poder e comportamento humano. Tentar compreender o mundo enquanto ele desmorona. Lutar contra as direções ds vida sem perceber o que o destino reserva Encontros e desencontros. A força de um amor. As batalhas travadas no interior de cada um de nós. Quando a vida cobra entrelaça realidade e ficção numa narrativa que se confunde com fatos do cotidiano. Assume tom forte e impactante, mas com sutileza poética e visão filosófica, construindo um paradoxo que será sua tônica. Os policiais Grego e Romano assumem as investigações para desvendar uma série de homicídios. Quando a vida cobra reitera o estilo próprio da Saga Chicote, demonstrando o incorfomismo social com discurso direto e análise dura.

Resenha: "Quando a vida cobra" do autor nacional Nuno Rebelo, é o quarto livro da série Chicote. As resenhas dos livros anteriores ("Chicote", "O mergulhador" e "O cidadão") podem ser encontradas no feed do instagram ou no próprio blog também.

O grande destaque nas obras da saga é que as investigações sempre exploram mensagens interessantes no meio de muitos conflitos, ideais, responsabilidades e demais problemáticas abertas a discussões. Não seria diferente neste enredo, ainda mais por conta de todos os elementos trabalhados no contexto. Isso porque quando se fala em corrupção, poder, injustiças, abuso e afins, a gente sabe que rende muitas críticas também.

Os personagens, Grego e Romano, se evidenciam no trabalho realizado, e é claro que isso se torna importante demais na trajetória de ambos. Porém, acaba sendo ótimo perceber o desenvolvimento pessoal de ambos também, justamente por conta de tudo que representam no meio policial - e fora dele. 


Muitas e muitas surpresas a parte em todo o suspense, o thriller explora bem as cenas, mesmo porque há algumas situações que se diferenciam, porém de maneira crível demais, o autor garante a conexão certeira, e no momento ideal.

Há alguns questionamentos e desafios trabalhados no decorrer das páginas, e até nos personagens também, ainda mais em seus comportamentos e relacionamentos. Acredito que existem algumas reviravoltas a serem trabalhadas pela frente, e é isso que pode deixar o leitor ainda mais intrigado pela texto apresentado.

A escrita do autor é extremamente habilidosa e dinâmica, garantindo uma leitura envolvente desde as primeiras páginas. Sou bem suspeita ao comentar, justamente por ser fã do trabalho dele, porém espero mesmo sempre recomendar suas obras e também ter a oportunidade de conhecer todos os trabalhos compreendidos (ansiosa para ler "10 milhões de cópias vendidas" e também "Inverno de um anjo".

Classificação: 4/5

Comentários