Resenha: Coração Desafinado - Bruna Bonilha

 Sobre o livro:




Sinopse: Não aguento mais andar nesse carro velho que não tem ar-condicionado muito menos direção hidráulica. Ou morar nesse prédio antigo que cheira a mofo. Nem de longe pretendo substituir meu pai na administração da Pousada Bernardi. Hoje trabalho como contador lá apenas para cumprir com minha obrigação e fazer uma média para a minha família. Fico imaginando se algum dia o meu maior sonho se realizará: ser um cantor sertanejo conhecido nacionalmente. Costumo fazer apresentações regionais de pequeno porte na Serra Gaúcha e na capital do Rio Grande do Sul, mas elas não chegam nem perto do público que eu gostaria de ver numa plateia cantando em coro junto comigo. Tive muita sorte quando Frederico Mendonça, um prestigiado empresário e produtor musical, me encontrou por acaso na internet e resolveu apostar suas fichas em mim. É por isso que farei o que for preciso para fazer valer a pena a oportunidade que estou recebendo. É o tipo de coisa que não acontece duas vezes na vida, sabe? O problema é que Fred quer que eu termine com a Analu. Ele acha que relacionamentos em início de carreira atrapalham um bocado. Eu e minha namorada estamos juntos há sete anos. Eu amo a minha guria. Não quero fazer isso. Mas também estou com medo do meu empresário se cansar de mim e acabar desistindo de me assessorar. Bah… O que eu faço? “Talvez o amor seja como uma orquestra. Para que o som da melodia saia perfeito, todos os instrumentos musicais envolvidos precisam estar em plena harmonia. Quando um deles falha, todo o resto perde o compasso. É preciso que todos os músicos se esforcem e se dediquem de igual forma. Aqueles que dão menos de si, sobrecarregam os demais.”

Resenha: 

- A obra pode conter gatilhos relacionados a depressão, bem como linguagem inapropriada e cenas não recomendadas para menores de 18 anos.

---

"Coração desafinado", da autora nacional, Bruna Bonilha, apresenta uma trama incrível e encantadora diante de personagens críveis e cativantes. Além de trazer muitas emoções compreendidas por meio de um texto extremamente sutil e dinâmico. 

Sabe quando você começa a ler uma história, de forma despretenciosa, mas só quer largar quando realmente acabar, de tão viciante que se torna? Pois é, esse é o tipo de livro.

A narrativa é alternada entre os protagonistas - Ana Luiza e Gael -, deixando o envolvimento individual bem mais marcante. É ótimo pode acompanhar os anseios e medos dos dois, bem como demais inseguranças (que não são poucas), bem como fraquezas e sonhos que lhes são almejados.


Ele é cantor de música sertaneja e parece estar vivenciando bons momentos de sua carreira, apesar de se sentir perdido constantemente. Já é de se esperar que tenha uma visibilidade enorme sobre si mesmo, chamando a atenção de mulheres, e também o deixando cada vez mais empolgado nesse cenário da 'fama'. Mas difícil mesmo é não se irritar com algumas - ou muitas - de suas atitudes e pensamentos. Seu empresário não ajuda muito tambémem como direcioná-lo em seu novo caminho de escolhas.

"Dinheiro e fama. São seus únicos assuntos agora."

Ela é professora e dá aulas particulares de piano. É uma garota com uma personalidade maravilhosa, e é impossível não se sentir próxima a Analu, diante tudo que sente, pelos dilemas que surgem. A vontade que dá é de sentar com ela, dizer que vai ficar tudo bem, de alguma maneira.

A música os uniu de certa forma, porém será que também pode ser a responsável por afastá-los? O que realmente vale a pena? Questionamentos é o que não faltam a partir disso. Analu tem muitas dúvidas sobre tudo que os dois passam e é normal que acabe se sentindo intimidada demais, o que se torna muito compreensível diante das situações repassadas. Ainda assim, é preciso lembrar por tudo que passaram, juntos.. isso deveria contar, não é mesmo?

Os dois possuem um relacionamento de sete anos, e o leitor tem a oportunidade de saber mais dessa relação desde o começo. O entendimento se faz essencial, justamente para que a importância desse romance se torne mais claro e do que está a prova. Na verdade, o desenvolvimento faz perceber sobre as reais ações e consequências de ambos, envolvendo muitos acertos e tantos outros erros na caminhada.

O fato de a música ser um fator predominante neste enredo é algo que torna tudo ainda mais envolvente. E diante de um texto bem descritivo, é possível ter uma identificação profunda sobre os sentimentos repassados, mesmo porque há mesmo muitos momentos repletos de sensações únicas.

Classificação: 5/5

Comentários