Resenha: A flor da inglaterra - George Orwell, Editora Penkal (Livraria Família Cristã)

 Sobre o livro:




Sinopse: A Flor da Inglaterra acompanha a vida de Gordon Comstock, um homem de quase trinta anos sem perspectivas de futuro, não tem dinheiro nenhum e poucos amigos. Sua casa é uma miserável pensão infestada por aspidistras, esta planta que ele acredita representar a classe média baixa inglesa, que, como a planta, cresce em lugares não propícios e em ritmo acelerado. Talvez a revolta do protagonista quanto às injustiças do capitalismo seja um toque autobiográfico no romance, mas o fato é que esta obra condensa as características já conhecidas da escrita orwelliana: o olhar para as mazelas sociais, o humor seco e a criticidade.


Resenha: "A flor da Inglaterra", de George Orwell, é uma obra publicada pela Editora Penkal, e pode ser encontrada no site da Livraria Família Cristã AQUI. Em uma edição linda com capa dura, a história gira em torno de um personagem que não tem perspectivas e o texto demonstra bem isso por conta de todas as ações compreendidas.

O protagonista se chama Gordon Comstock, e por meio de seus juízos de valores e de suas expressões um tanto quanto amargas, revela um sentido odioso em relação ao poder que o dinheiro exerce no âmbito do capitalismo. Infelizmente, ele meio que dificulta a si mesmo quando o assunto gira em torno do lado financeiro, e seus pensamentos comprovam bem essa passagem.

Na verdade, esse é o ponto de partida para que esse título exponha tantas criticidades ao tema relacionado. É uma dependência inevitável por mais que Gordon tente fugir disso. E é assim que acaba gerando muitas outras questões interessantes a serem debatidas.


Essencialmente, há muitas frustrações envolvidas, e isso só leva o leitor a perceber o quanto esse caminho acaba sendo tortuoso. Isso porque, não há como evitar entrar no sistema capitalista, e até o desfecho situa bem essa questão. É algo esperado e que deixa a leitura ainda mais intrigante por tudo que é apontado pelas ideologias propostas.

As características de Orwell fazem com que suas obras se diferenciem tanto, não há como negar. E quem já conhece a escrita do autor, sabe o quanto ele tem um estilo próprio de representar as críticas da sociedade de modo geral. E claro que não seria diferente diante desse contexto. 

Apesar de a leitura ser bem mais lenta por conta de um desenvolvimento que carrega exposições criteriosas, o texto ainda possui uma escrita bem simples. E o livro consegue atingir seus objetivos irônicos e com um estilo que pode ser considerado pessimista, dignos de Orwell.

Classificação: 4/5

LEMBRANDO: Essa edição, em capa dura, pode ser encontrada no site da Livraria Família Cristã - AQUI por R$11,90 (R$11,54 -  3% de desconto no boleto, débito ou pix)

Comentários