Resenha: Inovação emocional - Heloisa Capelas, Editora Gente

 Sobre o livro:




Sinopse: “E se você escolhesse fazer diferente? Do que você está com medo?” SUSTENTABILIDADE EMOCIONAL: COMO RECICLAR COMPORTAMENTOS PARA IMPACTAR POSITIVAMENTE AS SUAS RELAÇÕES E O SEU MEIO Os seres humanos geram lixo diariamente, e não apenas orgânico ou reciclável, também lixo emocional, que tem contaminado a nossa sociedade por muitas gerações. Agora, estamos pagando um preço alto por tanta falta de consciência no passado e, mesmo assim, na sede por soluções rápidas e instantâneas, continuamos a viver no piloto automático e a despejar raiva, medo e tristeza compulsivamente nas nossas relações. Ao mesmo tempo, experimentamos também estar do outro lado: sentimos frustração, angústia, mágoa, ódio, falta de propósito, impotência, e tantas outras dores, e transformamos tudo isso em comportamentos que destroem a nós mesmos e as nossas relações sociais e familiares. Esse cenário, no entanto, é reversível! Em Inovação emocional, Heloísa Capelas ensina como a inovação interna, baseada num trabalho intenso e contínuo de autoconhecimento, acontece a partir da ruptura com crenças infantis e com uma reciclagem do nosso lixo comportamental. Neste livro, você encontrará o caminho da autoconsciência para desenvolver autoliderança e autonomia emocional e, assim, obter resultados que impactam positivamente a sua casa, a sua empresa e, consequentemente, a sociedade e o mundo. Aqui você vai aprender a: Reconhecer o efeito dos seus lixos emocionais na sua vida e no seu meio; Identificar as crenças infantis que alimentam seus comportamentos negativos, compulsivos e automáticos; Praticar a autorresponsabilidade, eliminando a vitimização de uma vez por todas; Praticar o perdão, a empatia e a compaixão para estabelecer relações de igualdade com o outro; Reciclar seus comportamentos para encontrar novas formas de agir diante de velhos desafios. E muito mais!

Resenha: "Inovação emocional: estratégias para que seu impacto no mundo construa resultados saudáveis, fortes e perenes", é da autora Heloísa Capelas, que é CEO do Centro Hoffman e autora best-seller de O mapa da felicidade (Editora Gente). Nessa obra, há muitas reflexões interessantes e uma abordagem questionadora sobre a temática, deixando a leitura ainda mais dinâmica e interessante.

Trabalhar a inovação interna também é extremamente importante, mesmo porque é um processo que envolve muito de si. E isso fica claro a partir do momento em que o indívidio sente essa necessidade, e justamente por conta de todas as ações compreendidas ao seu redor.

Essa leitura proporciona ao leitor muitas visões consciêntes sobre atitudes, emoções, pensamentos, sensações, escolhas e tudo que é relacionado a essa contribuição ao aprendizado. E assim, acaba gerando um autoconhecimento incrível e uma ampla reciclagem no desempenho, e especialmente em comportamentos. 

A proposta também explora a respeito de relações familiares, mesmo porque quando se é uma mãe ou um pai, é preciso estar atento sobre como se lida com esse lado emocional e todos os ensinamentos repassados. Afinal de contas, há muitas referências neste caminho que são importantes, e ter comprometimento é essencial aos impactos gerados.

Qual é a sujeira debaixo do seu tapete?

"O lixo emocional é a insatisfação nua e crua vinculada ao desamor." 

A questão é que essa obra explora bem a respeito de receios, seja o medo de errar, ou de mudar qualquer coisa na rotina e isso envolve muita frustração escondida. Claro que isso bloqueia a capacidade de seguir em frente, e as vezes as pessoas costumam agir de tal forma e nem se atentam as consequências.

"Perceba, então, que nós sempre estaremos sujeitos às emoções negativas, inclusive e principalmente à raiva, ao medo e à tristeza, mas isso não significa que precisamos reagir a esses sentimentos com os comportamentos de sempre."

De tal forma, o livro segue um ritmo constante de interpretações relacionados a sentimentos diversos, e que acabam sendo bem complexos. Os pontos analisados pela autora conseguem ser bem claros, garantindo que as mensagens tenham seus objetivos de forma clara e habilidosa.

Qual impacto você quer deixar no seu meio?

Classificação: 4/5

Comentários