Resenha: O outro em mim - Fábio Ferreira, Editora Uiclap

 Sobre o livro:




Sinopse: O OUTRO EM MIM é um convite para a compreensão do EU, baseando nas influências do OUTRO que habita dentro de cada um de nós. Mas, quem é este OUTRO? Este OUTRO é constituído pelas relações com nossos pais/responsáveis, familiares, amigos, em suma a sociedade, que no seu processo de padronização exige do ser humano a “formatação do ser humano ideal”. Em cada página desta obra, textos com ilustrações que permitirão reflexões de temas delicados, tais como: infância, construção familiar, agressão a mulher, homossexualidade, saúde mental, em suma, quarenta e cinco inscritos que em sua totalidade levará a você, leitor, a um mergulho no seu interior num processo de desconstrução. Mas, por que se faz necessário mergulharmos em nosso interior? Ao mergulharmos em nosso interior, adquiriremos autoconhecimento, pois somente o mesmo será capaz de compreendermos o nosso EU em seu mais íntimo processo de vida, cujo objetivo não é procurar culpados por possíveis acometimentos da vida, mas curarmos de nossas feridas, que muitas vezes se encontram em processo de cicatrização ou encontram-se sangrando, pois afinal, todos nós temos cicatrizes. Um livro que trará a você a oportunidade de um compromisso com o seu EU! Mas, que compromisso é este? Um compromisso de amor próprio com sigo mesmo, de percepção sobre o seu EU, pois os fantasmas que existem dentro de cada um de nós podem ser compreendidos a partir do momento que nos propusermos a enfrentá-los. Vamos começar, essa jornada de compreensão do OUTRO em nossas vidas?

Resenha: "O outro em mim" do autor nacional Fábio Ferreira (Editora Uiclap), compreende mensagens relevantes a respeito de relacionamentos e especialmente sobre o convívio consigo mesmo. É sobre ter - e perceber - conhecimento de seu amor próprio acima de tudo, justamente para poder processar tudo que a vida tem a oferecer.

"Um casal sentado na praça e no silêncio... Cada um com seu celular... E assim, a comunicação entre os presentes vai se distanciando... Vão se criando muros."

São esses aspectos centrais que possibilitam visões interessantes a respeito de tudo que é abordado. Os textos são bem curtos, porém carregados de críticas e muito abertos a discussões sobre as palavras desenvolvidas.

"Deixar não significa ESQUECER... Deixar significa se dar uma nova oportunidade para viver. Essa oportunidade é necessária para nossa evolução, visto que o que é passado não pode ser visto como o presente, mas como experiências."

E é por meio de uma narrativa simples, porém objetiva, que o autor consegue repassar bem seus ideais, garantindo uma leitura construtiva sobre todos os temas que são debatidos. As temáticas giram em torno de infância, comunicação, agressões, homossexualidade, saúde mental, entre outros.

O destaque segue no modo como tudo é explorado, mesmo porque surgem muitas impressões diversificadas. Impossível não se identificar com algum trecho, ou vários deles que podem retratar fases da vida.. situações complicadas, receios e sensações relacionadas. De fato, são esses aspectos deixam a obra muito mais realista e sensível.

A obra ainda conta com ilustrações marcantes e que complementam os textos de uma forma incrível. Poderia citar inúmeras frases que chamam a atenção ao longo dessas páginas, porém não há nem espaço para tantos compartilhamentos, então é mais do que recomendado que se leia e desfrute por conta própria.

"Olhe para o OUTRO e não esqueça de você - Esse processo se faz necessário, somente você será capaz de cuidar de si mesmo, pois  no dia que deixar o OUTRO fazer isso, correrá o risco de se arrepender."

A leitura é rápida diante das reflexões exploradas, mesmo porque tudo parece intimo demais, e é isso que deixa o aprendizado ainda mais instigante. Acaba se tornando ainda mais especial pelas abordagens e suas necessidade sutis de atingir o leitor.

Classificação: 4/5

Comentários