Resenha: O Príncipe - Nicolau Maquiavel, Editora Penkal (Livraria Família Cristã)

 Sobre o livro:




Sinopse: "Contudo, sendo minha intenção escrever algo que possa ser útil aos interessados no tema, ao menos aqueles que o leiam inteligentemente, parece-me mais apropriado ir à verdade do assunto do que ao que se imagina ao seu respeito.” Ao ver o retorno dos Medici ao poder como monarcas em Florença, Maquiavel viu a necessidade de acalmar a seus antigos inimigos, e talvez até de obter uma posição que lhe permitisse garantir o bem-estar de sua cidade, e, para conseguir isso, escreveu O Príncipe: uma admissão não do que ele gostaria que fosse feito por um líder, mas da realidade da profissão, envolto em várias críticas sutis e exposições dos truques utilizados por príncipes deste tipo e escondidas por suas grandes capacidades literárias como um livro de guias e conselhos para os monarcas de sua época.


Resenha: "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel tem uma nova edição (e pode ser adquirido tanto em brochura como em capa dura), desta vez publicada pela Editora Penkal e vendida no site da Livraria família Cristã. 

É um clássico que nunca sai de moda, ainda mais por conta de toda a importância compreendida em suas analises e reflexões sobre o principiado de forma geral. Suas definições realmente fizeram a diferença por conta de todo o reconhecimento ao longo dos tempos.

Portanto, logo nas primeiras páginas, há uma carta dedicatória que expõe bem quais são os objetivos do autor com sua escrita. E é exatamente por meio de uma narrativa simples, porém objetiva e relevante, que é possível compreender bem sobre esse universo dos principados, bem como seus domínios e assuntos relacionados.


Há a abordagem sobre os principados hereditários, mistos, conquistas, tipos de exércitos, soldados, atribuições, necessidades, honras, condutas, distinções e muitos outros questionamentos que, de fato, acabam se tornando bem interessantes para o contexto estudado. 

E fica bem claro que estudo é o que não faltou para a criação desse texto tão completo, justamente por todas as características apontadas. As recomendações estabelecidas para o governo de um príncipe são consideradas cheias de lógicas importantes, visto que tudo acaba fazendo muito sentido em suas citações.

"Um príncipe não deve possuir outro objetivo nem outro pensamento nem se dedicar a qualquer outro estudo além da guerra, suas regras e disciplina, pois essa é a única arte que pertence a quem comanda."

Os capítulos são bem curtos, o que facilita muito a leitura. Claro que mais detalhes dessa edição em especial, também contribuem bastante para isso, como um bom espaçamento e fonte em ótimo tamanho. 

Para conferir mais detalhes dessa obra, basta acessar o site da Livraria Família Cristã
O Príncipe, em capa dura, por R$14,90.

Agora, gostaria de saber de vocês: costumam ler clássicos?

Classificação: 4/5

Comentários