Resenha: A rainha dos condenados - Anne Rice, Editora Rocco

 Sobre o livro:




Sinopse: A Rainha dos Condenados é o terceiro livro das crônicas vampirescas de Anne Rice. No volume anterior, O vampiro Lestat pôde dar sua versão da sua fascinante história. Aqui, ele é um roqueiro rico e venerado por milhões de fãs, que vive tranquilamente entre os mortais e frequenta um bar que atende pelo incrível nome de Filha de Drácula. Através de sua música, reveladora de histórias vampirescas que jamais deveriam ser narradas, Akasha, verdadeira encarnação das forças maléficas femininas, desperta de seu sono milenar, sai de uma cripta encravada nas profundezas da terra e começa a pôr em prática ideias mirabolantes. Akasha é a Rainha dos Condenados, a mãe-amante de Lestat, e sua intenção é salvar a humanidade. Para fazê-lo, no entanto, ela tem um método radical que começa num glorioso banho de sangue. Contado sob diversos prismas, por um variado elenco de vampiros, alguns deles perturbados simultaneamente por um sonho intrigante em que figuram as gêmeas de cabelos vermelhos, A Rainha dos Condenados recupera a história desses seres malditos, libertando as mais antigas e poderosas forças da noite no mundo dos vivos. As imagens envolventes e exuberantes de Anne Rice tornam impossível não partilhar e entender os desejos sanguinolentos que animam os protagonistas, dilacerados por contradições irresolvíveis. A Rainha dos Condenados transporta o leitor para o mundo complexo, erótico, violento e eletrizante dos vampiros. Com incrível habilidade, enorme fluência e conhecimento profundo do tema, Anne Rice nos faz viajar até seis mil anos atrás, quando têm início as histórias da Primeira Geração dos bebedores de sangue e passeia do Egito à América do Sul, do Himalaia à Inglaterra, por onde quer que os vampiros tenham passado deixando suas garras.


As crônicas vampirescas #1 Entrevista com o vampiro - Anne Rice (Editora Rocco)
As crônicas vampirescas #2 O vampiro Lestat - Anne Rice (Editora Rocco)


Resenha: "A rainha dos condenados" é o terceiro título das Crônicas Vampirescas, de Anne Rice (Editora Rocco). Nessa história tão inteligente, fica claro que a autora quis abranger bem mais de lendas, origens, perspectivas e demais assuntos relacionados ao vampirismo.

Agora, o leitor tem a oportunidade de conhecer a rainha dos condenados - Akasha - diante de seu poder e todos os seus objetivos e contradições, que até podem ter um intuito interessante, porém o trajeto foge totalmente do que pode ser considerado certo. Sendo a rainha dos vampiros, sabe-se que há muito a temer sobre essa personagem, assim como há muito o que entender diante dos mitos analisados.

Os mistérios se fazem presentes ao longo dessas páginas de uma maneira extremamente dinâmica, original e diria até inesperada. E poder ter uma noção maior sobre a conexão dos vampiros sobre algumas lendas é mesmo um diferencial enorme e envolto por muitas convicções interessantes.


Na verdade, é essencial que se faça a leitura de Entrevista com o vampiro e O vampiro Lestat. Anne Rice sabe bem como fazer as inserções certas e completas sobre cada um dos títulos, de modo a ter uma compreensão bem maior sobre os atos e consequências de todos os personagens nas narrativas.

Há mais explanações sobre Lestat diante de suas particularidades, problemáticas e questões mal resolvidas, mesmo porque sua caminhada não para. Tudo que almeja acaba sendo instigante demais, ainda mais por conta de suas ambições e até de seus fracassos e demais emoções angustiantes.

Também há outros vampiros inseridos em cena, deixando a ansiedade ainda maior sobre as novas histórias a serem exploradas. São detalhes como esse que fazem a diferença nos livros, porque é o que torna tudo mais crível e envolvente.

É uma leitura mais lenta e cercada por certa tensão, porém igualmente intrigante aos volumes anteriores. Mas ao meu ponto de vista, nesse caso, o fascínio é ainda maior - e melhor - justamente por conta de todos os elementos situados pelo âmbito vampiresco e seus impactos na ambientação e em todos os personagens inseridos.

Classificação: 4/5

Comentários