Resenha: A vida como ela pode ser - Rose Rabelo, Lil Own Editorial

 Sobre o livro:




Sinopse: A vida como ela pode ser… é a coletânea de contos da autora Rose Rabelo, que reúne textos diversos com personagens intrigantes, que vão desde traiçoeiros e psicóticos até amáveis e fantasiosos. Inspirada no grande escritor Nelson Rodrigues, a escritora se dedicou a escrever contos que versam sobre assuntos corriqueiros e que geram identificação com os leitores para mostrar que nem sempre a vida é como ela é, mas sim como ela pode ser. Contando com quarenta contos, a coletânea surpreende e instiga o leitor a continuar a leitura até a última palavra. Um livro perfeito para apreciadores de histórias curtas e impactantes.

Resenha: "A vida como ela pode ser" da autora nacional, e professora, Rose Rabelo, apresenta uma coletânea de contos muito bem desenvolvidos e igualmente dinâmicos. Destaque para o fato de que ela se inspirou em Nelson Rodrigues. E sem contar que, ao longo dos textos, é possível compreender mensagens bem especiais sobre os temas compreendidos.

Amo histórias que conseguem atingir o leitor de alguma maneira, e esse título em especial, tem esse poder diante de contos marcantes e com várias emoções em seus respectivos contextos. Juro que não consigo citar alguns que eu gostei mais, porque não seria justo, afinal de contas, fiquei apaixonada por muitos mesmo (ou todos em sua diversificação de valores e sentimentos.

Por mais que sejam curtos, cada um tem reflexão tocante demais, como o primeiro que explora o recomeço. Há também referências a respeito de saudade, luto, vida, Covid-19, lembranças e afins, bem como certa ironia e diversão em outros.

"Abraçou a dor e lá ficou certo tempo. Até que um dia, não se sabe qual, acordou com a luz do sol no olhar e o véu da alegria na alma. Deixou entrar o ar que vinha da janela semiaberta e escutou a música da brisa que passava. Voltou a sorrir com olhar brilhante. O passado se transformou em boas lembranças."

Outro detalhe que, certamente, chama a atenção, são as ilustrações ao longo das páginas. Incrível como texto diante de suas formas variadas de sensibilidade, e imagem delicada, acabam se complementando.

É uma leitura rápida e ao mesmo tempo sutil, mesmo porque o livro possui poucas páginas, mas se destaca em sua diversidade de assuntos. Acaba se tornando ágil justamente pelo modo como as palavras se completam umas as outras. 

"O barulho constante era tão enlouquecedor que às vezes saia sozinho à procura de paz.. Hoje, o silêncio me ensurdece. Saudade."

Me sinto honrada demais em ter a oportunidade de conhecer essa obra tão única e carismática. Sem contar que a Rose mora em Tubarão, cidade vizinha de onde eu moro (Laguna) e eu fiquei empolgada demais quando descobri isso haha!

Classificação: 5/5

Comentários