Resenha: Você - Caroline Kepnes, Editora Rocco

Sobre o livro:



Sinopse: Bestseller do The New York Times, o romance de estreia de Caroline Kepnes ganhou elogios de escritores do calibre de Stephen King e Sophie Hannah, além de resenhas estreladas, e deu origem a uma série de TV homônima que estreia neste primeiro semestre nos EUA. Não é para menos. Hipnótico, assustador, brilhante são alguns dos adjetivos usados para descrever este thriller sobre um amor obsessivo e suas perigosas consequências. A trama tem início quando Guinevere Beck, que deseja ser escritora, entra na livraria do East Village onde Joe Goldberg trabalha. Bonita, inteligente e sexy, Beck ainda não sabe, mas é a mulher perfeita para Joe, que, a partir do nome impresso no cartão de crédito de sua cliente, passa a vasculhar sua vida na internet e a orquestrar uma série de eventos para garantir que ela caia em seus braços, fazendo com que tudo pareça obra do acaso. À medida que o romance entre os dois engrena, porém, o leitor descobre que Beck também guarda certos segredos e os desdobramentos desse relacionamento mutuamente obsessivo podem ser mortais.



Resenha: "Você" (You) é o primeiro título da série escrita por Caroline Kepnes e que também também seu romance de estreia (Editora Rocco). Atualmente a adaptação homônima, pela Netflix, já conta com três temporadas. 

Como esperado, o livro é bem mais profundo e expõe muito mais dos personagens e suas características essenciais.

A escrita da autora é incrível e repleta de tensão desde o início. O leitor se vê numa ambientação marcada por muitas situações complexas e perturbadoras. Isso, levando em consideração, a personalidade do protagonista, Joe Goldberg.

Joe é ameaçador em vários aspectos e a escrita só comprova o quanto os seus pensamentos são perigosos e conturbados demais. Na série da TV ele ainda consegue exibir um estilo que tente justificar tudo que faz, porém na obra, é totalmente diferente, e aí sim parece fazer mais sentido.

"Você não entrou aqui por causa dos livros, Beck. Você não precisava dizer meu nome. Não precisava sorrir, escutar ou me dar atenção. Mas fez isso. Sua assinatura está no recibo. Essa não foi uma transação em dinheiro e não foi um débito. Isso foi real. Eu aperto o polegar na tinta fresca de seu recibo e a tinta de Guinevere Beck suja minha pele."


Beck também é bem diferente do que eu conheci, e é algo que a torna mais visível por conseguir explorar bem as suas emoções e demais conflitos. O fato é que acaba sendo inevitável não comparar um e outro, e isso vai se tornando bem interessante na verdade.

A personalidade de Joe é algo a se levar em consideração diante de suas obsessões - na verdade, é algo que até incomoda. Mesmo porque é considerado tóxico demais, seja por conta de seus pensamentos, assim como as atitudes. 

A narrativa compreende muita manipulação, e não somente de Joe, mas situando-se em outros nomes no enredo. Claro que Joe possui suas particularidades, ainda mais por tudo que passa em sua mente doentia. Enfim, é um enredo que tem muito a oferecer diante das reflexões e demais questionamentos envolvidos. Com certeza, gostaria de ter a oportunidade de conferir mais livros da autora.

Classificação: 4/5

Comentários

Karolini Barbara disse…
Estou surpresa porque não sabia que havia livro referente a série, gostei de saber.
Ainda não assisti a adaptação da Netflix, no entanto, fiquei interessada no livro. Com certeza deve aprofundar mais sobre os personagens.

Blogger | Instagram | Pinterest