Resenha: A bastarda - Vanessa Gramkow, Editora Modo

  Sobre o livro:




Sinopse:  Samira é uma jovem comum, que ama muito sua família. Feliz e cheia de boas expectativas, ela vive com simplicidade em Presidente Getúlio/SC. Quando uma tragédia atinge a cidade, Samira descobre o passado misterioso de sua falecida mãe. Afastada de seus irmãos, ela conhece o legado que lhe foi deixado no reino da Sécia. O que poderia ser um conto de fadas, incluindo um charmoso príncipe, se revela um intenso sofrimento. Forçada a assumir responsabilidades até então desconhecidas, Samira terá de lutar pelo direito de voltar ao Brasil e ao seu lar de origem. Haveria espaço, nesse caminho difícil, para viver um grande amor?

Resenha: "A bastarda", da autora nacional Vanessa Gramkow, apresenta um romance sensível e muito bem desenvolvido em uma narrativa instigante demais.

A protagonista, Samira, vive na cidade de Presidente Getúlio, em Santa Catarina (alôô, meu estado ♥). Seus modos e estilo de vida são simples, juntos ao de sua família, e tudo parece caminhar bem e de forma tranquila. Aos dezesseis anos, é uma garota que aprende a lidar constantemente com seus sentimentos, receios, medos mais íntimos, sonhos e demais situações já imaginadas.

Tudo muda depois que ela encontra um vestido, uma tiara e um colar guardados por seu pai. Claro que ficou com muitas perguntas sobre isso, e já é de se esperar mesmo que fosse procurar por respostas. Ainda mais porque a mãe dela morrera no parto, então Samira não sabia nada sobre ela.


"Isso tudo parece um segredo. Esses objetos preciosos guardados por papai me enchem de dúvidas. Preciso descobrir a respeito."

Porém, depois de uma chuva muito forte, aconteceu um desastre e Samira teve muitas perdas por conta disso.. pai, irmãos, a amiga. Foram muitas mortes significativas e é extremamente pensar em quanto é doloroso e sufocante esse momento para a personagem. E claro que o texto se encarrega de expressar bem todas as emoções e suas intensidades.

E então Samira acorda em um lugar completamente estranho, e fora do Brasil.. uma verdadeira loucura (pensa no surto!). Diante tamanha confusão, ela se depara com sua avó, mãe de sua mãe. Ela é a rainha Eugênia Fermân Grontte, isso mesmo: uma rainha, e a mãe de Samira, Alyssa, era uma princesa.. princesa de Sécia. Infelizmente, nem tudo são flores, e o avô a insiste de chamá-la de bastarda e se mostra extremamente grosseiro em suas atitudes.

E é aos poucos que as coisas começam a se encaixar, e claro que de uma forma empolgante demais. A adaptação começa a ser feita, novas amizades e muitos aprendizados na família real pelo caminho. É muito bom poder acompanhar o amadurecimento da Samira diante tudo que precisa enfrentar.

É uma leitura super leve e dinâmica, e que o leitor nem vê o tempo passar, e claro que pode facilmente ser lida em apenas algumas horas. E particularmente, amo enredos assim, que tem um toque dramático, tocante e romântico, tudo na dose certa.. o tipo de obra que dá vontade de sair por aí contando tudo, e incentivando que todos conheçam essa trama tão especial.

Classificação: 4/5

Comentários

Vanessa Gramkow disse…
Muito obrigada pelo carinho e pela resenha sensacional!
Vanessa Gramkow disse…
Muito obrigada pelo carinho e pela maravilhosa resenha!